Connect with us

MATO GROSSO

Setasc realiza capacitação sobre acompanhamento de contemplados no SER Família

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), está realizando desde quinta-feira (01.06) capacitação direcionada aos gestores e técnicos de referência que atuam no projeto SER Família com acompanhamento aos contemplados. Com o tema “Instrumentos de Acompanhamento do Programa SER Família”, a capacitação abrange os 141 municípios. O programa foi idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, voluntária na Unidade de Ações Sociais e Apoio às Famílias (Unaf).

A capacitação, realizada pela Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf) em parceria com a Secretaria Adjunta de Assistência Social (Saas), é ofertada na modalidade virtual e em quatro blocos, e segue até esta sexta-feira (02.06).

De acordo com a secretária adjunta da Sappeaf, Juliane Maciel, a capacitação é para que os técnicos recebam orientações sobre as ferramentas a serem usadas para realizar o acompanhamento familiar dos contemplados pelo Programa SER Família.

“São questionários que os profissionais irão preencher com as informações das famílias e nos enviarão, para saber se os beneficiários estão deixando a condicionalidade de vulnerabilidade social. Então é necessário fornecer essas ferramentas para que os municípios acompanhem as famílias”, afirmou a secretária adjunta Juliane.

A capacitação é ministrada pela coordenadora de Implementação de Acompanhamento, Miranir Oliveira, que ressalta o acompanhamento como um “termômetro” do desenvolvimento familiar.

“Essa capacitação também é uma forma de acompanhar o Programa SER Família nos municípios, porque os questionários são instrumentos que auxiliarão em saber se o programa está sendo efetivo na vida dessas pessoas. Além disso, os relatórios elaborados darão direcionamento aos municípios em diversas áreas, como por exemplo, na saúde e segurança pública”, pontuou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Credencial de estacionamento para Pessoas com Deficiência pode ser solicitada de forma virtual

Publicado

em

Por

A credencial de estacionamento para pessoas com deficiência (PCD), com comprometimento de mobilidade, já pode ser emitida de forma totalmente virtual e sem custos no portal do Governo Federal.

O serviço está disponível pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). A credencial para idosos já está disponível de forma online desde abril de 2024.

“Essa iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, dispensando a necessidade de deslocamento para obter a credencial”, explica o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

A credencial de estacionamento é um documento obrigatório para uso de vagas de estacionamento especiais, destinadas às pessoas com mais de 60 anos, ou pessoas com deficiência. Essas vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, tanto nas ruas e em locais públicos, quanto em comércios, shoppings, hospitais e outros estabelecimentos privados.

Vale lembrar que estacionar nas vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência sem a devida credencial é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, além da adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Confira o passo a passo pelo aplicativo:

1. Abra o Aplicativo CDT no seu celular;
2. Acesse a opção “Condutor”;
3. Selecione a opção “Credencial de Estacionamento”;
4. Selecione a opção desejada “Credencial de Idoso” ou “Credencial de Pessoa com Deficiência”;
5. Clique em “Emitir Credencial”, aceite os termos e pronto.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora