Connect with us

MATO GROSSO

Setasc realiza 5ª reunião da comissão que reúne assistentes sociais do Estado e municípios

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, nesta quinta-feira (05.12), a quinta e última edição da reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Assistência Social (CIB/SUAS) de 2024.

Promovido por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (Saas), o encontro tem como objetivo informar sobre ações técnicas e aplicação de medidas referentes à área da assistência social em todo o Estado de Mato Grosso.

“É uma oportunidade singular de reunirmos os 141 municípios atuantes da CIB. Nesta 5ª edição, estamos reunidos mais uma vez para cumprir nosso compromisso de informar e capacitar o número máximo de gestores da assistência social em todo o Estado. É um momento de pactuar resoluções, com objetivo de aperfeiçoar os trabalhos socioassistenciais em todo o Mato Grosso”, destacou a secretária de Assistência Social, coronel PM Grasi Paes Bugalho.

Cel. PM. Grasi Paes Bugalho – Foto Por: João Reis/ Setasc-MT

Segundo a secretária adjunta de Assistência Social (Saas) da Setasc, Miranir Oliveira, as reuniões ajudam os municípios no esclarecimento de temas importantes para o trabalho socioassistencial.

“Neste espaço estamos pactuando alguns assuntos importantes referentes à assistência social tais como prazo de prorrogação do ID Suas, entre outros. No evento, contamos com a participação de todos os municípios que representam a CIB, para estabelecer ações e pactos a serem aplicados na assistência social de todo o Estado”, explicou.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social de Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá), Gisele Bellotti Rezende, a CIB é fundamental para atualizar os municípios sobre ações conjuntas baseadas no trabalho do SUAS.

Gisele Bellotti Rezende – Foto Por: João Reis/ Setasc-MT

“Quero agradecer pelo trabalho realizado pela Setasc em Mato Grosso. Sou profissional da assistência social e acompanho todo o trabalho realizado pelo Governo do Estado na área social. Tivemos grandes avanços nesse sentido, melhorias nos serviços das equipes técnicas, cofinanciamento, orientações e indicadores. Ficamos agradecidos pela abertura de espaço e diálogo para todos os municípios”, acrescentou Gisele.

Para a secretária municipal de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis (214 km da Capital), Fabiana Perez, a reunião é de grande importância para alinhar temas técnicos e atingir todos os municípios de Mato Grosso com os mesmos trabalhos da área socioassistencial.

Fabiana Perez – Foto Por: João Reis/ Setasc-MT

“Agradeço a Setasc e à primeira-dama Virginia Mendes, porque ela não mede esforços para implantação de políticas públicas de muita qualidade em todos os municípios atendidos. Mais do que isso, agradeço pelo atendimento valoroso que recebemos da equipe da Setasc. Deixo os meus parabéns à secretária Grasi, a toda equipe da Setasc, pelo comprometimento e atenção que é proporcionado a todos os municípios do Estado”, concluiu a secretária.

*Com supervisão de Layse Ávila

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Programa do Governo de MT para melhoramento genético do rebanho leiteiro alcança mais de dois mil produtores

Publicado

em

Por

O programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro do Governo de Mato Grosso já beneficiou mais de dois mil pequenos produtores em 33 municípios. Iniciada em 2020, a ação é realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) por meio de investimentos, como a transferência de embriões (prenhezes), entrega de novilhas prenhas e doação de sêmen, todos de raças de alto padrão genético, que resultarão no aumento da produção de leite no Estado.

Conforme a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, o programa de melhoramento genético traz resultados importantes para a cadeia de produção de leite no Estado.

“O programa oferece aos pequenos produtores acesso à tecnologia de ponta e técnicas de melhoramento genético avançadas que resultarão no aumento da produção do leite. Com isso, o produtor terá um aumento na renda para desenvolver a produção com sustentabilidade e gerará mais emprego e renda nas localidades onde atuam”, destaca Andreia Fujioka.

O produtor João Henrique Oliveira dos Santos, de Ribeirão Cascalheira, que participou do programa de melhoramento genético, conta que a iniciativa veio para ajudá-los.

“Com o melhoramento genético, temos acesso a animais de ponta em um espaço curto de tempo, o que nos faz chegar rápido a uma produção muito satisfatória. O projeto tem fomentado os produtores e, ao aumentar a nossa produção, também ajuda o nosso Estado a crescer cada vez mais”, ressalta o produtor.

Assessoria

Desde o início do programa, em 2020, já foram distribuídas 28 mil doses de sêmen convencional e sexado das raças Holandesa, Girolando ¾, Girolando ¿, Gir e Jersey de alto padrão genético para cerca de 1,4 mil produtores.

No mesmo período, a Seaf chegou à marca de 3.178 prenhezes através de transferência de embriões e mais 1.029 ocorrerão nos próximos meses. Nesta modalidade, são transferidos embriões da raça Girolando meio-sangue sexada de fêmea. Em todas as etapas desta modalidade, 780 produtores foram beneficiados.

A médica veterinária Angela Kohl, responsável pelo projeto de melhoramento genético, conta que a transferência de embriões já dá resultados positivos para os produtores participantes, com uma aumento de 200% na produção de leite acima da média do Estado, com novilhas produzindo até 15 litros de leite por dia.

“Prospectamos que o projeto de melhoramento genético do rebanho leiteiro em Mato Grosso, por meio de transferência de embriões, poderá impactar em um aumento de 2,11% na produção estadual de leite, ou seja, 10,357 milhões de litros de leite a mais, se considerarmos uma média de produção por animal de 15 litros/dia e descontando as possíveis perdas como taxa de absorção e abortos, óbitos de bezerras e de novilhas”, pondera Angela.

A Seaf também entregou 177 novilhas prenhas da raça Girolando meio-sangue desde 2022. Nesta modalidade, cada associação ou cooperativa que participa do projeto precisa dar como contrapartida mais uma novilha prenha para cada uma que o Estado entregar. No total, os produtores receberam 354 animais, sendo 177 do Governo e 177 das cooperativas/associações.

Outros investimentos do Governo de Mato Grosso para o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva do Leite foram a distribuição de quatro silos de leite com 40 mil litros; 722 resfriadores de 3.000 litros, 1.000 litros e 500 litros; 11 caminhões com tanque isotérmico e 301 ordenhadeiras. O Governo também oferece assistência técnica aos produtores por meio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.

Assessoria

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora