Connect with us

MATO GROSSO

Setasc debate políticas públicas de inclusão e combate ao racismo no 2º Encontro Regional de Mulheres Negras

Publicado

em

Debater políticas públicas de inclusão da mulher negra e o combate ao racismo são os objetivos do 2º Encontro Regional de Mulheres Negras de Mato Grosso, que será realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir-MT), nos dias 25 e 26 de julho, em Vila Bela da Santíssima Trindade.

Realizado no Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (25 de julho), o evento ocorrerá na Escola Municipal Ricardo Franco e deverá reunir cerca de 350 mulheres de todo Estado, representando os Conselhos Municipais de Promoção de Igualdade Racial (CMPIRs), os Quilombos, os Terreiros, entre outros.

O evento terá início às 9h com a composição de mesa de autoridades. Em seguida, às 10h, haverá a Palestra Magna, com a deputada federal Gisela Simona, com o tema “Políticas Públicas para Mulheres no Estado de Mato Grosso e Mulheres na Política”.

No período da tarde haverá uma mesa redonda, às 14 horas, mediada pela defensora pública de Mato Grosso, Cleide Regina Ribeiro, com a participação da defensora pública do estado de Sergipe, Carla Caroline de Oliveira Silva e da desembargadora federal do Trabalho da 23ª Região (TRT23), Adenir Carruesco.

A partir das 16 horas haverá atividade cultural, com oficina de maquiagem e turbante, e baile black às 20h30.

No dia 26 a programação começa às 8h30, com uma roda de conversa mediada pela secretária de Cultura de Vila Bela de Santíssima Trindade, Czarina Farias de Brito; às 10 horas será realizada a plenária.

Durante o evento haverá mostra de posters: Jovens Pesquisadoras Negras; Escritoras Negras; e Exposição e venda de livros, além de mostra de arte indígena.

Serviço
2º Encontro Regional de Mulheres Negras de Mato Grosso

Data: 25 e 26 de julho (terça e quarta-feira)
Horário: A partir das 9h
Local: Escola Municipal Ricardo Franco – Vila Bela da Santíssima Trindade

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Justiça Eleitoral livra vereadores e mantém inelegibilidade da prefeita Azenilda e do vice Arturzão em Barra do Bugres

Publicado

em

Por

A Justiça Eleitoral de Barra do Bugres manteve a cassação e inelegibilidade da prefeita, Azenilda Pereira (Republicanos) e do seu vice-prefeito, Arthur José Franco de Barra do Bugres, após decisão no último dia 18, que analisou um pedido de cassação dos vereadores do Partido Novo, que apoiaram a prefeita e seu vice. O juiz da 13ª Zona Eleitoral do município, Arom Olímpio Pereira determinou a realização de novas eleições, em janeiro de 2025. A prefeita se defendeu por Nota escrita pelo seu jurídico ao alegar que as denúncias eram falsas e a decisão judicial à época, foi inquisitória.

A justiça considerou que os vereadores ficariam de fora das denúncias de “candidaturas fantasmas” pelo Novo.
Na decisão, o juiz também determinou a exclusão do Partido Novo do polo passivo do processo relacionado a prefeita e seu vice, afirmando que a legenda não poderia ser responsabilizada diretamente pelas acusações feitas.

A sentença reforça a importância de provas concretas para a validação de acusações no âmbito eleitoral, especialmente em casos que podem comprometer a elegibilidade de candidatos.
O autor da ação ainda pode recorrer da decisão em instâncias superiores, mas até o momento, a situação jurídica dos candidatos permanece inalterada.

Azenilda e Arthur foram cassados depois da confirmação e denúncia do Ministério Público confirmando que o filho da prefeita, Carlos Luiz Pereira Neto, conhecido como Cacá, tentou comprar voto de uma eleitora por R$ 2 mil para votar em sua mãe. Consta ainda, que Arnaldo Pereira, pai de Carlos e marido de Maria Azenilda e Rosandria Cardoso da Silva (nora), mulher de Arthur, teriam oferecido benefícios à
eleitora como, a construção de um muro em sua casa e um emprego melhor na prefeitura.

Foto: Diário da Serra
Por Notícia Todo Dia

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora