Connect with us

BRASIL

Sessão no Congresso Nacional celebra os 150 anos da imigração italiana para o Brasil

Publicado

em

Sessão no Congresso Nacional celebra os 150 anos da imigração italiana para o Brasil
Redação GPS

Sessão no Congresso Nacional celebra os 150 anos da imigração italiana para o Brasil

O Congresso Nacional celebrou, nesta quarta-feira (5), o 150° aniversário da imigração italiana para o Brasil. A sessão solene relembrou a chegada do navio “La Sofia”, em 17 de fevereiro de 1874, no porto de Vitória (ES), após pouco mais de um mês de viagem – a embarcação partiu de Gênova, com 388 pessoas a bordo, no dia 3 de janeiro daquele ano.

A sessão foi organizada em parceria pela Frente Parlamentar Mista Brasil-Itália e a Embaixada da Itália e contou com a presença de autoridades dos dois países, que puderam reconhecer a profunda contribuição dos imigrantes italianos para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil. A cerimônia foi presidida pelo deputado fede4ral Luiz Fernando Faria (PSD-MG), presidente da Frente Parlamentar Mista Brasil-Itália.

A sessão foi marcada ainda por homenagens foram prestadas aos imigrantes italianos e seus descendentes, como a entrega do selo comemorativo criado pelos Correios, em parceria com a Embaixada da Itália , que celebra o sesquicentenário. O selo foi entregue pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, ao embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e ao deputado Luiz Fernando Faria.

Outro destaque foi a exibição do vídeo produzido pela Embaixada da Itália, destacando a contribuição dos imigrantes para o Brasil em diversas áreas, como agricultura, indústria, gastronomia, arquitetura e artes. As imagens e depoimentos emocionaram os presentes e reforçaram a importância da herança italiana na construção da identidade brasileira.

A cerimônia contou ainda com a participação do presidente do Grupo de Amizade Parlamentar Itália-Brasil, Eros Biondini, e do deputado do Parlamento italiano eleito no exterior, Fabio Porta, além de deputados que integram a Frente Parlamentar Mista Brasil-Itália, como Gilson Daniel, Evair Vieira de Melo e Julia Zanatta, Requerente.

A sesssão solene ocorre na mesma semana que a República da Itália comemorou seus 78 anos com uma grande festa na embaixada, realizada na noite desta terça-feira (4). Na ocasião, o embaixador Alessandro Cortese lembrou a herança italiana e os sólidos laços de amizade e cooperação que continuam a prosperar entre os dois países.

The post Sessão no Congresso Nacional celebra os 150 anos da imigração italiana para o Brasil first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora