A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) abriu o edital para o leilão de uma aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). O evento vai ocorrer no dia 22 de outubro, às 9 horas, na Galeria Leiloar, em Cuiabá.
Os interessados em analisar as condições da aeronave poderão visitá-la entre os dias 16 e 21 deste mês, no Hangar do Ciopaer, localizado no Aeroporto Internacional Marechal Rondon. É necessário fazer o agendamento com antecedência pelos números (65) 3365-9885 e (65) 99287-9838.
A aeronave disponível para o leilão é do modelo Baron 58, que foi apreendida em uma operação de combate ao tráfico de drogas e fornecida ao Ciopaer para operações de segurança pública em 2019. O lance inicial é de R$ 1,7 milhão.
O evento vai ocorrer de forma presencial e online, no auditório Antônio & Lizandra da Galeria. Para participar de forma presencial, não será necessário o cadastro prévio, somente preencher uma ficha de identificação.
Já os participantes na modalidade online, deverão se identificar no site do leiloeiro e preencher um formulário com dados, além de enviar documentação de identificação e o comprovante do depósito da caução, no valor de R$ 100 mil.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.
No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.
No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.
Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.
Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.
Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.
Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.