A Secretaria de Estado de Segurança Pública realizou, nesta quarta-feira (29.05), a formatura de 65 agentes no IV Curso de Formação Inicial (CFI) do Sistema Socioeducativo. O curso teve como objetivo a capacitação de servidores que vão trabalhar no atendimento de adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida judicial em unidades da capital e do interior.
A formação dos agentes, 50 homens e 15 mulheres, durou 46 dias, somando 256 horas de preparação teórica e prática para a atuação nos Centros de Atendimento Socioeducativo de Internação e Casas de Semiliberdade (Casemi). Após esse período de preparação para ingresso, os novos agentes ainda cumprirão 224 horas de estágio supervisionado nas unidades nas quais estão sendo lotados.
A distribuição dos servidores, feita conforme as necessidades das unidades, ficou assim definida: 33 agentes para Barra do Garças (509 km de Cuiabá), 19 para Sinop (500 km de Cuiabá), sete para Rondonópolis (212 km de Cuiabá), cinco para Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá) e um para a capital Cuiabá.
Durante o evento de formatura, o secretário adjunto de Segurança Pública, Héverton Mourett de Oliveira, ressaltou a importância da capacitação para o desenvolvimento das habilidades dos novos profissionais do socioeducativo.
“O desafio é nos colocarmos sempre como alguém que precisa aprender algo novo. É assim que a gente cresce, que nos tornamos mais experientes. Se eu acreditar que eu não preciso aprender mais, paro o meu processo de crescimento e deixo de contribuir com os meus parceiros, com a minha instituição, com a sociedade”, assinalou ele.
O formando William Oliveira, representando os novos agentes, disse que entendeu o quanto a formação é necessária para ampliar as habilidades dos servidores. “Certamente, a experiência durante o curso nos aperfeiçoou por meio dos treinamentos físicos, que levaram nossos corpos ao limite, das aulas teóricas, que nos deu conhecimentos importantes para o exercício profissional, e das aulas práticas que, em grande medida, provou tanto os nossos talentos, quanto as nossas dificuldades técnicas, físicas e emocionais”, destacou.
A secretária adjunta de Justiça, Lenice Barbosa, disse que a formatura de novos servidores de carreira, nomeados pelo Governo do Estado, integra as políticas de ampliação, melhoria e modernização dos serviços e atendimento nas unidades socioeducativas de Mato Grosso.
“Com o ingresso desses 65 novos agentes vamos garantir a inauguração das unidades socioeducativas construídas pelo Governo do Estado nas cidades de Barra do Garças e Sinop, além da melhorias e ampliação do atendimento em outros municípios”, destacou Lenice Barbosa.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde desta quinta-feira (21.11), o corpo de uma mulher de 21 anos, vítima de afogamento no Rio Teles Pires, nas proximidades da ponte da MT-222, na zona rural de Sinop (a 443 km de Cuiabá).
A mulher estava desaparecida desde a manhã de quarta-feira (20.11), quando a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por uma testemunha para o resgate. A testemunha relatou que a vítima saltou de uma plataforma flutuante para o rio, emergiu brevemente com os braços para cima e, em seguida, submergiu, não sendo mais vista.
Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até o local e iniciaram as buscas subaquáticas no ponto indicado como local do afogamento. Os mergulhadores realizaram buscas durante o dia, mas não obtiveram sucesso, retornando nesta quinta-feira para dar continuidade às operações.
O corpo foi encontrado a aproximadamente 6 km do último ponto de avistamento, boiando no rio. Os bombeiros militares retiraram a vítima da água e a conduziram até as margens do rio, onde o corpo foi entregue à Politec para os procedimentos legais. A Polícia Civil também foi acionada.