A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) recebeu, nesta segunda-feira (04.11), representantes das associações de condomínios e moradores do bairro Jardim das Américas, em Cuiabá, para apresentar o programa Vigia Mais MT.
A reunião teve como objetivo demonstrar o funcionamento do programa de videomonitoramento, que fornecerá mais de 100 câmeras de vigilância para reforçar a segurança do bairro e das regiões adjacentes.
Por ser uma área extensa, com diversas saídas para avenidas importantes (Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil, Estrada do Moinho e região do Coxipó), as câmeras ajudarão a prevenir e reprimir ações criminosas, facilitando a identificação e captura de suspeitos.
Após a assinatura do termo de cooperação, que ainda será formalizado, serão instaladas câmeras fixas e câmeras speed dome com visão de 360º, distribuídas ao redor do bairro, em locais de interesse coletivo, para beneficiar toda a população.
Os representantes presentes destacaram alguns problemas na região, como furtos a veículos, roubos de fios de cobre e invasões de domicílios, que poderão ser reduzidos com a instalação do Vigia Mais MT.
Integrante do conselho de um dos condomínios beneficiados, Norma Auxiliadora Maia Hans ressaltou a importância do programa para a segurança local. “Com essa apresentação, percebemos que a tecnologia do projeto é realmente de vanguarda. Não tínhamos ideia do nível de evolução, identificação e interligação com as forças policiais para acionamento rápido”, afirmou.
O assessor técnico do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que conduziu a apresentação, tenente BM Leandro Alves, destacou que o objetivo da Sesp é garantir a segurança em todo o Estado. “Queremos cercar Mato Grosso com câmeras do Vigia Mais MT para reprimir e prevenir crimes. Para isso, é fundamental cercar áreas menores, como os bairros. Iniciaremos a instalação no Jardim das Américas e, área por área, asseguraremos a segurança em todo o Estado”, explicou.
Vigia Mais MT
O programa Vigia Mais MT já está implementado em mais de 120 municípios de Mato Grosso através de parcerias com prefeituras, contando também com cooperação de setores públicos e privados. Previsto na Lei n° 11.766/2022, o programa visa ampliar a capacidade de monitoramento e modernizar as ações das forças de segurança pública, permitindo a instalação de câmeras em áreas de interesse público, como ruas, avenidas e praças, para garantir a segurança coletiva.
Com investimento de R$ 30 milhões, a iniciativa prevê a instalação de 15 mil câmeras em todos os 142 municípios do Estado. Em Cuiabá, já estão em funcionamento 1.700 câmeras instaladas em pontos estratégicos, com o objetivo de combater a criminalidade e reduzir os índices de violência na Capital.
O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, apontou que a nota “A+” nas contas públicas do Estado, dada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), reflete a qualidade e fidelidade do registro contábil à realidade.
O Estado recebeu a nota “A+” na classificação Capacidade de Pagamento (Capag), que mede a saúde fiscal de Estados e municípios do país para pagamento de crédito, pelo quarto ano consecutivo, com o diferencial do “+” em 2024.
“O ‘A’ é porque temos capacidade de investimento, gastamos menos do que arrecadamos, e o ‘+’ quer dizer que tudo o que está escrito em nossos balanços está numa linguagem adequada. Isso faz com que tenhamos uma gestão fiscal completa, com responsabilidade e transparência”, disse durante o Podcast MT Conectado.
Gallo também destacou que poucos Estados possuem essa nota e defendeu que essa competitividade deveria se espalhar pelo Brasil.
“Essa competitividade traria sanidade às contas públicas e entregas efetivas para a população, como infraestrutura – estradas, pontes, hospitais – e também na área social, que é uma parte comandada pela nossa primeira-dama Virginia Mendes”, disse.
A nota “A+” comprova que o Governo do Estado tem plenas condições de dar continuidade aos investimentos em benefício da população, além de promover o desenvolvimento econômico e social.
Com isso, Mato Grosso se mantém em destaque nacional, liderando os rankings de crescimento econômico e geração de investimentos.