Connect with us

MATO GROSSO

SES registrou aumento das captações de órgãos em Mato Grosso

Publicado

em

Mato Grosso tem fortalecido a atuação na área de transplantes com o aumento das captações de órgãos. Em 2023, foram captadas 276 córneas e 7 múltiplos órgãos em Mato Grosso. Já em 2024, esses números cresceram para 312 córneas e 11 múltiplos órgãos.

Nesta sexta-feira (27.09), Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) promoveu uma reunião para o alinhamento das ações voltadas para o transplante e a captação de órgãos no estado.

O encontro ocorreu no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), em Cuiabá, e contou com a presença de médicos e técnicos da Central Estadual de Transplante, do representante da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado estadual dr. João, e demais atores envolvidos no processo de doação de órgãos.

O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, destacou a recente efetivação do contrato para a retomada dos transplantes renais no estado, em que o Hospital São Mateus foi credenciado pelo Ministério da Saúde e se tornou apto a realizar transplantes renais.

“Este é um Governo que tem compromisso com a questão dos transplantes. Nós temos o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes como bandeiras desta causa e recebemos o apoio irrestrito deles. Recentemente, anunciamos que haverá a retomada dos transplantes de rim no estado e trabalhamos para a viabilidade de outras modalidades de transplantes no estado, além do incentivo às captações, que estão sendo intensificadas”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, que participou da reunião.

Ediliane Fomes Pelinson, mãe da pequena Meg Raíssa, que faleceu em março de 2024, escolheu doar os órgãos da filha e compartilhou um relato sobre a doação de órgãos.

“Os médicos falaram para mim: ‘sua filha está com morte encefálica, mas o coração e todos os demais órgãos estão funcionando. Você aceitaria doar os órgãos dela?’. E eu falei sim, porque a doação de órgãos salva vidas. Ela [Meg] não está comigo mais, mas deixou o coração, os rins e as córneas dela para dar vida para outras pessoas”, relatou.

Atualmente, 50 hospitais em Mato Grosso estão habilitados para a captação de órgãos. Eles estão localizados nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Cáceres, Primavera do Leste, Juína, Alta Floresta, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo e Colíder. Essas unidades contam com UTI, o que permite a conservação dos órgãos até a chegada das equipes responsáveis pela coleta.

Embora esses hospitais possam realizar a captação de órgãos, apenas quatro instituições estão autorizadas a realizar os transplantes em Mato Grosso – Hospital São Mateus (transplante renal), Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia (transplante de córneas), Instituto da Visão (transplante de córneas) e Hospital de Olhos (transplante de córneas).

“Precisamos da colaboração das unidades hospitalares para notificar prováveis mortes encefálicas, o primeiro passo rumo aos transplantes. Essas captações são essenciais para salvar vidas e ocorrem 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso Estado”, destacou Fabiana Bardi, secretária adjunta do Complexo Regulador.

Neste Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, a Central Estadual de Transplante organiza uma caminhada para incentivar a doação de órgãos e tecidos. O evento ocorrerá neste domingo (29.09), na Trilha do Parque das Águas, das 18h às 20h.

“No ano passado, realizamos a caminhada em alusão ao Setembro Verde e obtivemos a participação de muitas pessoas interessadas pela doação de órgãos. Neste ano, esperamos que a ação também tenha êxito, sobretudo na conscientização das pessoas. Convidamos todos a participar usando uma peça de roupa verde”, finalizou a gestora.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Poder Judiciário funciona em regime de plantão neste final de semana (28 e 29 de setembro)

Publicado

em

Por

Neste final de semana (28 e 29 de setembro), a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas será a plantonista para o recebimento dos feitos cíveis de urgência, como mandados de segurança. 
 
O desembargador Lídio Modesto da Silva Filho estará responsável pelo recebimento dos processos criminais de urgência, como habeas corpus. 
 
Os processos urgentes de Direito Público serão analisados pelo desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira. Os magistrados e a magistrada contam com a assessoria da Secretaria das Turmas Criminais Reunidas, que atende pelo número do celular do plantão: (65) 99989-5920.
 
Conforme Resolução TJMT/OE Nº 11 de 14 de setembro de 2023, o plantão cível passou a ser dividido em plantão de direito público e em plantão de direito privado. Assim sendo, o plantão judiciário de 2º grau passa a ser configurado da seguinte forma: Plantão judiciário cível-privado, plantão judiciário cível-público e plantão judiciário criminal, designando desembargadores (as) segundo sua área de atuação.
 
O sistema de plantão só é aplicável nos feriados e finais de semana para apreciação de medidas judiciais que reclamem soluções urgentes, e após o expediente forense (19h) durante os dias de semana (até às 11h59). Sendo assim, durante o plantão devem ser seguidas as regras da Consolidação das Normas Gerais da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso (CNGC), aplicáveis à situação em questão.
 
Durante o plantão judiciário, as medidas urgentes devem ser protocolizadas via Processo Judicial Eletrônico (PJe).
 
Comarcas – Em Cuiabá, as ações cíveis urgentes ficarão a cargo da juíza Ana Paula da Veiga Carlota Miranda, da 3ª Vara Cível. A gestora Marcia Suzana Chupel dará suporte à magistrada e o contato é: (65) 99948-8823.
 
Os casos criminais ficarão sob a responsabilidade da Juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Correa, da 1ª Vara de Violência Doméstica, com auxílio da gestora Paola Regina Pouso Gracioli, que poderá ser contatada pelo telefone (65)  99949-0558.
 
Para as comarcas de Várzea Grande e Poconé, as ações cíveis serão recebidas pela juíza Rachel Fernandes Alencastro Martins, da Vara Especializada de Direito Bancário. O gestor Marcilanyo Denzer Tosi  dará suporte à magistrada e atenderá pelo telefone (65) 99202-6105.
 
Os casos criminais de urgência serão recebidos pelo juiz José Mauro Nagib Jorge, da Vara Especializada de Violência Doméstica Contra a Mulher. O apoio ao magistrado plantonista será realizado pela gestora Thais Keila Fernandes de Freitas Justino. O telefone de contato é: (65) 99225-1385.
 
Para atendimento das medidas urgentes de Saúde Pública, de competência da 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso disponibilizou o telefone (65) 99202-6105, para atendimento das medidas de plantão, que se inicia a partir das 19h desta sexta-feira até o início do expediente seguinte, na segunda-feira (12h).
 
A Resolução n. 10/2013/TP regulamenta as matérias cabíveis de interposição durante o plantão judiciário. São elas: habeas corpus e mandados de segurança em que figurar como coator autoridade submetida à competência jurisdicional do magistrado plantonista; medida liminar em dissídio coletivo de greve; comunicações de prisão em flagrante e a apreciação dos pedidos de concessão de liberdade provisória; em caso de justificada urgência, de representação da autoridade policial ou do Ministério Público visando à decretação de prisão preventiva ou temporária; pedidos de busca e apreensão de pessoas, bens ou valores, desde que objetivamente comprovada a urgência; medida cautelar, de natureza cível ou criminal, que não possa ser realizada no horário normal de expediente ou de caso em que da demora possa resultar risco de grave prejuízo ou de difícil reparação; medidas urgentes, cíveis ou criminais, da competência dos Juizados Especiais a que se referem as Leis nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, e 10.259, de 12 de julho de 2001, limitadas as hipóteses acima.
 
Durante o plantão não serão apreciados pedidos de levantamento de importância em dinheiro ou valores nem liberação de bens apreendidos.
 
As demais ações, distribuídas durante o horário de expediente no PJe, devem seguir o fluxo normal, com a regular distribuição, e as eventuais ações físicas deverão obedecer às orientações dos Diretores de Foro de cada comarca.
 
Conforme estabelece a Portaria Conjunta 271-Pres/CGJ, fica regulamentado o encaminhamento dos alvarás de soltura e mandados de prisão aos estabelecimentos prisionais de Cuiabá e Várzea Grande por malote digital ou e-mail institucional para o seu devido cumprimento. A medida se refere ao Provimento n. 48/2019-CGJ para o segundo grau de jurisdição do Tribunal de Justiça estadual.
 
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora