Connect with us

MATO GROSSO

SES promove visita de deputados da comissão da saúde da ALMT ao Hospital Central

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promoveu, nesta terça-feira (25.06), uma visita técnica dos deputados estaduais da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) às instalações do Hospital Central, em Cuiabá. A obra, que ficou abandonada por cerca de 34 anos, já está 95% executada.

Os parlamentares conheceram a estrutura do prédio, que foi ampliado em 23 m² após a retomada da obra, em 2020. A previsão de conclusão da obra é para dezembro de 2024. O início dos atendimentos deve ocorrer em 2025.

Durante o encontro, foram vistoriadas as salas de cirurgia, unidades de tratamento intensivo (UTI), salas de internação e também o espaço de convivência do hospital.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, frisou a importância do Hospital Central para a saúde pública de Mato Grosso, já que a unidade irá atender demandas de alta complexidade e reduzirá a necessidade de remoção para outros estados.

“O Hospital Central vai atender principalmente a alta complexidade. Queremos, através dele, atender tudo aquilo que ainda não podemos fazer em Mato Grosso. Serão atendidos casos de neurologia, pediatria, ortopedia, cardiovascular e transplantes. Estamos montando uma infraestrutura com tecnologia de ponta, para que possamos solucionar esses casos aqui mesmo, sem a necessidade de enviar pacientes para outros estados do Brasil”, explicou.

O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da ALMT, doutor João, reforçou que o Hospital Central é uma solução para diversas questões da saúde em Mato Grosso.

“Hoje estamos aqui para fazer essa visita de conhecimento técnico do nosso tão sonhado Hospital Central, que há mais de 30 anos estava parado e é extremamente importante para melhorar o problema da saúde. Além deste hospital, a partir do ano que vem, com o advento dos Hospitais Regionais que estão sendo construídos, a saúde de Mato Grosso vai dar um salto muito importante para a nossa população”, avaliou o parlamentar.

A secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da SES, Mayara Nascimento, explicou a importância da interlocução entre a SES e a ALMT para o acompanhamento das obras do Hospital Central, que terá capacidade para 290 leitos de internação.

“É importante que exista essa interlocução com os deputados para que eles tenham conhecimento de como está o andamento das obras, o que está sendo ampliado, ainda mais agora que entramos em uma fase importante em que começam a chegar os equipamentos e os aspectos finais. Estamos trabalhando muito para que esta estrutura ofereça o que há de mais moderno na área da saúde”, finalizou.

O Hospital Central será referenciado para os atendimentos de alta complexidade e contará com um espaço de 32 mil metros quadrados de área construída.

A unidade terá capacidade para oferecer 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames por mês. O novo projeto prevê 10 salas cirúrgicas, 60 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 230 leitos de enfermaria.

Na visita técnica, também estiveram presentes os deputados Lúdio Cabral, Paulo Araújo e Sebastião Rezende, além do promotor de justiça do Ministério Público de Mato Grosso, Milton Mattos.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora