A economia da saúde e a importância de apurar despesas foram assuntos abordados durante o curso ‘Aplicado de Apuração de Gestão de Custos em Saúde’, ministrado pela equipe do Ministério da Saúde. O curso para implantar o Programa Nacional de Gestão de Custo (PNGC) é direcionado a representantes das unidade de saúde do estado e começou nessa terça-feira (01.12) e segue até quinta-feira (03) no subsolo da Arena Pantanal.
O secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, explicou que a gestão de custos no Sistema Único de Saúde (SUS) tornou-se fundamental para garantir maior eficiência na aplicação dos recursos e a sustentabilidade do sistema. “A ideia é que esta política na gestão de custos seja adotada em todos os setores e com todos os servidores em suas unidades, criando a coresponsabilidade na gestão de custos”, comentou o secretário.
A superintendente de Gestão Estratégica em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Luceni Grassi de Oliveira, comentou a necessidade dos gestores introduzirem em suas unidades a cultura do custeio visando à otimização dos gastos públicos. “Precisamos associar as iniciativas de apuração e gestão de custos às políticas atuais e caminhar em direção à qualificação da gestão, que possibilita melhor o uso dos recursos públicos e, maior valor de uso dos mesmos”, disse ela.
Marciene Mendes, do departamento de Economia da Saúde do Ministério da Saúde, acrescentou que o objetivo é incentivar o uso de ferramentas de economia da saúde para qualificar os processos de planejamento, orçamento e avaliação de políticas, bem como implantar o PNGC. “Nossa meta é o estudo das boas práticas na utilização do dinheiro público. Isso está sendo um grande diferencial nessa gestão, como uma das prioridades, e a nossa maior preocupação é efetivamente oferecer a prestação de contas ao nosso usuário sobre a utilização do dinheiro público”, comenta Marciene.
Durante os três dias de evento, serão abordados temas como a importância de apurar custos, o que é PNGC, Gestão de Custos no SUS, Noções de Contabilidade de Custos, Metodologia de Custeio, entre outros. Na quinta-feira (03) os participantes visitarão o Hospital Metropolitano de Várzea Grande.
Para 2016, a programação continua com a segunda etapa do curso com a implantação do PNGC nas unidades de saúde e hospitais, além da analise de custos. Data e local ainda em aberto.
Fonte: Governo MT – MT