Connect with us

MATO GROSSO

SES promove curso de gestão de custo

Publicado

em

A economia da saúde e a importância de apurar despesas foram assuntos abordados durante o curso ‘Aplicado de Apuração de Gestão de Custos em Saúde’, ministrado pela equipe do Ministério da Saúde. O curso para implantar o Programa Nacional de Gestão de Custo (PNGC) é direcionado a representantes das unidade de saúde do estado e começou nessa terça-feira (01.12) e segue até quinta-feira (03) no subsolo da Arena Pantanal.

O secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, explicou que a gestão de custos no Sistema Único de Saúde (SUS) tornou-se fundamental para garantir maior eficiência na aplicação dos recursos e a sustentabilidade do sistema. “A ideia é que esta política na gestão de custos seja adotada em todos os setores e com todos os servidores em suas unidades, criando a coresponsabilidade na gestão de custos”, comentou o secretário.

A superintendente de Gestão Estratégica em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Luceni Grassi de Oliveira, comentou a necessidade dos gestores introduzirem em suas unidades a cultura do custeio visando à otimização dos gastos públicos. “Precisamos associar as iniciativas de apuração e gestão de custos às políticas atuais e caminhar em direção à qualificação da gestão, que possibilita melhor o uso dos recursos públicos e, maior valor de uso dos mesmos”, disse ela.

Marciene Mendes, do departamento de Economia da Saúde do Ministério da Saúde, acrescentou que o objetivo é incentivar o uso de ferramentas de economia da saúde para qualificar os processos de planejamento, orçamento e avaliação de políticas, bem como implantar o PNGC. “Nossa meta é o estudo das boas práticas na utilização do dinheiro público. Isso está sendo um grande diferencial nessa gestão, como uma das prioridades, e a nossa maior preocupação é efetivamente oferecer a prestação de contas ao nosso usuário sobre a utilização do dinheiro público”, comenta Marciene.

Durante os três dias de evento, serão abordados temas como a importância de apurar custos, o que é PNGC, Gestão de Custos no SUS, Noções de Contabilidade de Custos, Metodologia de Custeio, entre outros. Na quinta-feira (03) os participantes visitarão o Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Para 2016, a programação continua com a segunda etapa do curso com a implantação do PNGC nas unidades de saúde e hospitais, além da analise de custos. Data e local ainda em aberto.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora