Connect with us

MATO GROSSO

SES orienta população sobre cuidados de prevenção à varíola dos macacos

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta a população sobre os cuidados para a prevenção da Mpox, popularmente conhecida como “varíola dos macacos”. A doença é causada pelo vírus Monkeypox, que tem como principal sintoma o surgimento de lesões cutâneas pelo rosto que se espalham para outras partes do corpo, incluindo órgãos genitais.

Os principais cuidados para prevenir a contaminação é evitar o contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesão na pele, higienizar as mãos com água e sabão e uso de álcool 70%, além de não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos e objetos pessoais.

Também é recomendado usar máscaras para proteger-se contra gotículas e saliva entre casos confirmados e contactantes.

A transmissão da Mpox entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com secreções respiratórias, com lesões de pele em pessoas infectadas, ou com o compartilhamento de objetos recentemente contaminados.

Além das lesões, também são identificados sintomas como linfadenopatia (inchaço) no pescoço, na axila e na virilha, febre, dor de cabeça (cefaleia), calafrios, cansaço e dores musculares.

Em caso de manifestação dos sintomas, a orientação é que procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ou de Pronto Atendimento.

Casos em Mato Grosso

Desde 2022, Mato Grosso já registrou 132 casos confirmados de Mpok, com um óbito em decorrência da doença. Seis desses casos foram registrados somente em 2024. No mês de outubro, dois casos da doença foram registrados em Cuiabá. Tratam-se de dois homens que apresentaram sintomas como febre, cefaleia e erupção cutânea. Eles receberam antiviral e não precisaram ser hospitalizados.

As amostras foram colhidas no dia 11 de outubro e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). A confirmação de ambos os casos saiu no dia 13. Os pacientes declararam não ter realizado viagens.

Os dados são do Centro de Informações Estratégica de Vigilância em Saúde de Mato Grosso (Cievs-MT) e foram atualizados em 31 de outubro. Confira em anexo o comunicado de risco divulgado pelo Cievs.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Conheça as regras que amparam o consumidor na troca de produtos, ouça o podcast Explicando Direito

Publicado

em

Por

Trocar um produto adquirido presencialmente pode gerar dúvidas, principalmente quando há arrependimento. E quando o produto é comprado de forma informal, em feiras, por exemplo, ou ainda de ambulantes, na rua? Nessa edição do podcast Explicando Direito, a juíza Tatiana dos Santos Batista, da Comarca de Vila Bela da Santíssima Trindade, explica quais são os direitos do consumidor que deseja reconsiderar a sua compra.
 
Segundo ela, o arrependimento por cor ou modelo não obriga a loja a realizar a troca, a menos que a peça apresente algum defeito que impeça o uso do produto, conforme a finalidade original. Nesse caso, o consumidor tem direito à substituição por outro ou ao conserto do produto, sem custo adicional.
 
Saiba mais sobre a troca de produtos em lojas físicas no podcast. Ouça aqui
 
O programa “Explicando Direito” é uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) em parceria com as rádios TJ e Assembleia 89,5 FM. O objetivo é levar informações sobre Direito de forma simples e descomplicada à população.
 
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
 
Leia matérias correlatas:
 
 
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: peça publicitária retangular e colorida. Na lateral esquerda, o texto ‘Ouça agora no Spotify!’, seguido da palavra Podcast. No centro, o nome do programa Explicando Direito, com foto e nome da convidada, Tatiana dos Santos Batista, bem como o tema Troca de Produtos comprados em lojas físicas. Na parte inferior, os endereços eletrônicos da Rádio Assembleia, Rádio TJ e Escola da Magistratura. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso e da Esmagis-MT.
 
Keila Maressa 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora