Para celebrar o Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância da amamentação, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, organiza a Agenda Única, um espaço virtual, para organizar as atividades em diversas cidades de Mato Grosso.
Até o dia 31 de agosto, a Agenda Única estará aberta para receber inscrições de novas ações. Todas as cidades que informaram a organização de eventos podem ser acessadas por meio do mapa interativo.
O nutricionista e integrante da equipe de Promoção da Amamentação e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, explicou que a Agenda Única é um instrumento pensado para agrupar e facilitar o acesso da comunidade às ações e eventos que irão ocorrer durante o mês.
“A Agenda Única é um instrumento que foi criado pela SES, em que a gente desenvolve um formulário eletrônico e por meio dele cria o mapa das ações que vão acontecer em Mato Grosso, pelos municípios. Lá consta o nome do evento, o local, a data, a cidade e até mesmo se eles vão realizar algumas ações específicas além das palestras”, disse.
Ao longo de todo o mês de agosto, estão programadas mais de 200 ações em 48 municípios e 16 Regiões de Saúde, incluindo oficinas, cursos, rodas de conversa, encontros, palestras, “mamaços”, atividades lúdicas, arrecadação de frascos de vidro e doação de leite humano.
Essas iniciativas visam não apenas promover a amamentação, mas também engajar e educar a população sobre os benefícios da amamentação, contribuindo para a saúde e o bem-estar de pessoas que amamentam, mães e bebês.
O nutricionista enfatizou que a amamentação deve ser prioridade o ano todo, mas é em agosto que as ações ganham mais intensidade para fomentar ainda mais a prática.
“O foco é principalmente o diálogo com as mulheres, famílias e pessoas que desejam amamentar, para fortalecer as redes de apoio. Esse é um momento de celebração da amamentação, de reafirmar o compromisso com a garantia do direito das crianças e das pessoas que desejam amamentar. Em agosto, também se intensificam as campanhas de doação de frascos de vidro para as unidades de coleta de leite humano e o plantio do ipê amarelo, símbolo da amamentação em Mato Grosso desde 2022”, concluiu.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, a amamentação é recomendada por dois anos ou mais e, de forma exclusiva, até os 6 meses.
Agosto Dourado
O mês de agosto foi escolhido pela campanha Agosto Dourado por marcar a data em que foi assinada a “Declaração de Innocenti”, na Itália, que buscava ações afirmativas para a promoção da amamentação em todo o mundo. O documento foi assinado no dia 1º de agosto de 1990, se tornando do Dia Mundial da Amamentação.
Em 1992, para fortalecer e cumprir a “Declaração de Innocenti”, a Aliança Mundial para Ações em Amamentação (WABA), mobilizou ações mundiais por meio da Semana Mundial da Amamentação. Em 2013, o Agosto Dourado foi implantado em Mato Grosso, tornando este mês um símbolo para o fortalecimento da amamentação.
Confira todas as ações da Agenda Única do Agosto Dourado neste link.
Fonte: Governo MT – MT