Connect with us

MATO GROSSO

SES implanta novo sistema para mais agilidade no atendimento do Samu

Publicado

em

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) implementou, nesta semana, um novo sistema para as demandas da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O VSkySamu possibilitará mais agilidade no atendimento por meio do acesso rápido a localização do solicitante. São investidos R$63, 4 mil por mês para manutenção da plataforma.

“Estamos empenhados na melhoria dos atendimentos às demandas do Samu. Nosso objetivo é agilidade e eficiência na prestação de serviço, o que contribuirá no resgate de vidas”, diz o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

De acordo com coordenadora do Samu, Luciele Fernanda Benin, o novo sistema conta com um mecanismo moderno de georreferenciamento que foi instalado nas ambulâncias e no setor de Regulação da unidade.

“Essa plataforma mostra o exato local em que uma pessoa está solicitando o atendimento e isso resultará em um menor tempo para a chegada das equipes ao local da ocorrência”, explica a gestora.

O sistema permitirá, ainda, a identificação das áreas com alto índice de acidentes, além de detectar locais onde os moradores apresentam maior incidência de algum mal súbito relacionado à saúde. “Dessa forma conseguimos orientar os gestores a um acompanhamento mais eficiente em pontos estratégicos, seja no trânsito ou em serviços em saúde”, acredita Luciele.

A plataforma foi implementada nas ambulâncias que atendem os municípios da baixada cuiabana, sendo eles Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Poconé. A nova ferramenta também foi instalada na Central de Regulação do Samu, que regula as ocorrências dos municípios de Aripuanã, Barra do Bugres, Brasnorte, Colniza, Confresa, Cotriguaçu e Juina

“São mais de 10 mil ligações recebidas por mês. Atendemos a solicitação de uma população superior a 800 mil habitantes. Temos certeza de que o VSkySamu irá revolucionar a realidade dos atendimentos dessa Central, ajudando a salvar muitas vidas”, conclui a gestora.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora