Connect with us

MATO GROSSO

SES abre inscrições para especialização em Avaliação de Tecnologias em Saúde

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) publicou edital do processo seletivo para o curso de especialização em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). O curso gratuito será ministrado pela Escola de Saúde Pública (ESP-MT) e terá início em julho de 2023.

Serão ofertadas 40 vagas para a especialização, que são categorizadas por grupos (confira em anexo). Podem se inscrever profissionais de nível superior na área da saúde que atuam na avaliação de tecnologias no Estado, nos municípios e no Hospital Universitário Júlio Muller.

Também são contemplados profissionais da comunidade e pessoas com deficiência com nível superior que atuem no processo de incorporação e desincorporação de tecnologias em Mato Grosso. Há, ainda, uma vaga para profissional com nível superior do sistema prisional que atua no campo da gestão de tecnologias em saúde.

“A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso é a primeira do país a ofertar essa especialização. A estratégia da Educação Permanente em Saúde tem o objetivo formar especialistas em avaliação de tecnologias em saúde para aprimoramento do processo decisório do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto à incorporação, ao uso e abandono de tecnologias no contexto clínico ou de políticas públicas”, explica a diretora da ESP-MT, Silvia Tomaz.

De acordo com o Edital, serão selecionados 20% a mais de candidatos para cadastro reserva. A publicação do resultado dos candidatos selecionados será em ordem alfabética e a dos suplentes em ordem de classificação.

“A oferta deste tipo de especialização é escassa em todo o país. Neste sentido, o estado inova ao promover uma especialização voltada para ATS aqui em Mato Grosso. Essa é uma ferramenta para aplicar a eficiência na seleção de tecnologias a serem distribuídos pelo SUS”, acrescenta a presidente da comissão permanente de Farmácia e Terapêutica da SES, Kelli Nakata.

O curso será desenvolvido de forma presencial e totaliza 500 horas, distribuídas em quatro eixos integrativos que são desmembrados em 21 unidades de aprendizagens, além dos seminários de acompanhamento de trabalho de conclusão de curso. As aulas serão ofertadas em regime modular, conforme cronograma do curso em Cuiabá.

As inscrições poderão ser realizadas até as 23h59 do dia 04 de junho de 2023, mediante entrega dos documentos especificados em edital. A homologação do resultado final do processo seletivo está prevista para 20 de junho de 2023, no Diário Oficial do Estado.

Para se inscrever, o candidato deve se inteirar das etapas do processo e efetuar a inscrição por meio deste link.

O que é ATS?
A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é um processo sistemático, transparente e imparcial cujo objetivo é avaliar os benefícios para a saúde, consequências econômicas e sociais decorrentes do uso de tecnologias em saúde – como medicamentos, procedimentos, dietas, programas e exames de diagnóstico.

A ATS é uma ferramenta muito útil no processo de padronização de tecnologias em serviços de saúde ambulatoriais ou hospitalares e na construção de relações de medicamentos essenciais (a exemplo de Remune e RESME).

O uso da ATS é vantajoso na elaboração de protocolos clínicos, em diretrizes terapêuticas, no desenho de políticas públicas, bem como na área de judicialização da saúde e no monitoramento do horizonte tecnológico.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora