Servidores militares e civis da Polícia Militar receberam, nesta segunda-feira (28.08), o projeto Jornada da Inovação, promovido pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da PMMT em parceria com a Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT). A ação visa o conhecimento pela cultura da inovação dentro dos espaços e do serviço público nos órgãos institucionais.
De caráter moderno, o projeto apresentou palestras e dinâmicas a fim de conscientizar a todos sobre a importância de um comportamento visionário, além da prática e meios de incorporar a inovação no seu dia a dia e local de trabalho.
O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, falou sobre a importância de ter um dia dedicado ao assunto dentro da instituição e ressaltou que o objetivo a ser alcançado é despertar o interesse voltados para novas oportunidades de melhorias significativas dentro da Polícia Militar.
“É algo que traz melhorias significativas para a nossa instituição, tendo para nós como objetivo reverter o conhecimento em prol da sociedade em geral. Nós temos inúmeros exemplos de práticas inovadoras em várias instituições públicas, em que não demanda custos, e como estamos em uma nova era na ciência e tecnologia, também precisamos ser os que fazem esse papel”, afirmou.
Para o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, coronel Januário Batista, a palestra nasceu do anseio da Polícia Militar, na busca em se pensar diferente. “Pensar na educação, ensino, pesquisa e extensão, também estão relacionados à produção de inovação. E nesse aspecto, a nossa instituição se inova a cada dia, podemos citar como exemplos os projetos de lutas para adolescentes, retirando-os do caminho da criminalidade e tantos outros projetos que atendem a nossa população”, pontuou o coronel.
A palestrante Alessandra Gonçalves de Oliveira, gerente do Laboratório Central de Inovação da Seplag, contou que o objetivo da parceria é promover maneiras de se pensar inovação aos servidores públicos, com atividades que já fazem parte do cotidiano interno dessas instituições.
“É um projeto de introdução à cultura de inovação dentro dos órgãos, onde falamos em como o servidor pode inovar dentro do serviço público e, além disso, apresentamos as ferramentas que podem ser utilizadas. Para isso, apresentamos as nossas oficinas e metodologias, onde fazemos uma ponte entre teoria e a prática dentro do que as instituições têm como valores”, explica a gerente.
O terceiro-sargento Ednaldo Pereira, que atua na Patrulha Maria da Penha e Proerd do 2º Comando Regional, foi um dos militares que assistiu a apresentação do projeto e reafirmou que a busca por inovação é um trabalho constante que leva em sua carreira para melhora do desempenho de suas atividades dentro da Polícia Militar.
“Entendi aqui que a inovação facilita o processo do nosso cotidiano. O que vimos foram ferramentas para que possamos melhorar e também modificar para melhor cenários que estão em atuação. É o que buscamos sempre fazer e pretendemos continuar fazendo, da melhor forma possível para proteger a nossa sociedade”, avaliou o militar.