Connect with us

Cuiabá

Servidores de Cuiabá aperfeiçoam conhecimentos para aplicação da nova lei de licitações

Publicado

em

Servidores da Prefeitura de Cuiabá participaram, na semana passada, do 2º Congresso Mato-grossense de Contratações Públicas. A capacitação foi ministrada por nove palestrantes nacionais, que abordaram, durante três dias, temas ligados à Lei Federal nº 14.133/21, que estabelece novas diretrizes para licitações e contratações na Administração Pública.

O evento foi direcionado a agentes de controle interno, pregoeiros, fiscais e gestores de contratos, e outros profissionais que trabalham em setores voltados às compras e contratações. A iniciativa fortalece o conhecimento e aperfeiçoa a atuação dos servidores, levando em consideração as mudanças em andamento por conta da implantação da nova legislação.

Ao decorrer dos três dias, foram debatidos assuntos como: “A nova lei e suas principais regulamentação”; “A análise da viabilidade jurídica da contratação”; “Critérios para selecionar a melhor proposta para contratar”; “A indispensabilidade dos estudos técnicos preliminares”; entre outros. Cerca de 26 servidores do Município estiveram presentes no congresso.

“A nova legislação está promovendo uma série de alterações na forma como são feitas as licitações e contratações. Dessa forma, é necessário que nossas equipes estejam atualizadas. Cuiabá está adiantada nesse processo de implantação, tanto na regulamentação quanto na capacitação de seus agentes públicos”, comenta a secretária de Gestão, Ellaine Mendes.

A participação dos servidores da Prefeitura de Cuiabá no congresso já é resultado do Plano Anual de Capacitação 2023. Elaborado e executado por meio da Secretaria Municipal de Gestão, o documento é um instrumento fundamental para nortear a execução de ações voltadas à qualificação profissional dos servidores ativos do Município.

O plano é responsável por dar subsídio necessário para a realização de atividades que promovam conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, de acordo com a função de cada servidor. Além de congressos, também fazem parte desse planejamento seminários, simpósios, conferências, cursos presenciais ou a distância, intercâmbios, estágios.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora