Connect with us

Sorriso

Servidores da saúde participação de capacitação sobre violência doméstica

Publicado

em

O atendimento às vítimas de violência doméstica e do gênero feminino foi tema de uma capacitação na última sexta-feira, 05 de maio, dedicada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e técnicos administrativos da Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso. A formação foi ministrada pela promotora de Justiça, Fernanda Pawelec Vasconcelos, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Conforme a organização, a capacitação buscou possibilitar aos profissionais o aperfeiçoamento da metodologia de trabalho, discutindo formas para que possam agir de maneira técnica, ética e humanizada caso identifiquem um caso de violência. O encontro também tratou sobre protocolos de atendimento à mulher vítima de violência.

A enfermeira de Atenção Primária, Cátia Luciano, pontua que o Município, por meio das secretarias de Saúde e Saneamento e Assistência Social oferta vários serviços de apoio à mulheres vítimas de violência. “Nosso encontro foi para fortalecer o vínculo com o Ministério Público e entender melhor o protocolo de atendimento”, frisa.

A meta, reforça Cátia, é dispor de equipe preparada para prestar o apoio correto na identificação de casos de violência. “Esse é um trabalho contínuo e que demandou mais cuidado após a pandemia visto que muitas mulheres passaram a atuar em home-office; concomitante a isso aumentou o número de casos de violência contra a mulher”, diz. “Então a capacitação de sexta reafirmou a necessidade estarmos preparados, com uma rede que possa atender essas mulheres”, completa.

Esse foi o primeiro encontro de servidores da Semsas com representantes da Promotoria Pública. O trabalho seguirá uma agenda contínua com formações até o fim de julho. Até lá todos os servidores da saúde integrar a formação e debater o atendimento às vítimas de violência doméstica e do gênero feminino.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Inematt inaugura serviço de hemodiafiltração por alto volume

Publicado

em

Por

O Instituto Nefrológico de Sorriso (Inematt) inaugurou nesta manhã, 7 de novembro, o serviço de hemodiafiltração de alto volume. O método, explica o médico nefrologista Vitor Carlos Souza Vieira, é mais eficiente por ter um filtro maior, o que possibilita a eliminação de mais toxinas do organismo de pessoas em diálise. Inicialmente, cinco pacientes passam a fazer a diálise pelo método, quatro são de Sorriso e um de Itanhangá.

Vieira destaca que a hemodiafiltração de alto volume é o tratamento que mais se aproxima da função fisiológica de um rim normal. “É uma modalidade relativamente nova e vem se destacando por oferecer um aumento significativo na sobrevida dos pacientes renais que fazem hemodiálise; o método também proporciona menos efeitos colaterais do que a diálise comum, reduzindo o surgimento de dores de cabeça, náuseas e astenia durante e após as sessões, e o risco de queda de pressão arterial, diminuindo também o risco de internamento”, frisa.

O procedimento é recomendado principalmente para pessoas que têm maior risco cardiovascular e insuficiência cardíaca, hiperfosfatemia não controlada, amiloidose e polineuropatia por acúmulo de toxinas urêmicas, instabilidade hemodinâmica durante a diálise, anemia associada à inflamação.

Responsável pelo Instituto em Sorriso, Vieira destaca que a clínica é pioneira no médio norte/norte do Estado no procedimento. “Há dois espaços em Cuiabá que disponibilizam a hemodiafiltração de alto volume, um é o próprio Inematt de Várzea Grande e além disso só encontramos esse tratamento em grandes centros como São Paulo , Rio, Brasília, Curitiba, Porta Alegre, dentre outros; então esse serviço aqui em Sorriso é um grande diferencial para pacientes em diálise”, destaca.

O profisisonal pontua ainda a importância do trabalho desenvolvido pelo prefeito Ari Lafin e o secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro para a instalação do Inematt em Sorriso. “Dividimos essa conquista com a sociedade e agradecemos o apoio do prefeito e de toda a equipe para a instalação do Instituto e no avanço desse tratamento”, finaliza.

Hoje, Sorriso tem 36 pacientes em atendimento no Instituto. Além disso, há pacientes de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora