Connect with us

Cuiabá

Servidores da Prefeitura de Cuiabá participam da pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica promovida pelo TCE-MT

Publicado

em

Cerca de 40 Servidores da Prefeitura de Cuiabá foram contemplados e estão participando da pós-graduação Lato Sensu (Especialização) MBA em Gestão Estratégica por Resultados Aplicados à Gestão Pública, conduzida pela Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação do município em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Atendendo a um chamado do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), trata-se de uma iniciativa inovadora, tendo como principal objetivo promover o acesso ao conhecimento, a capacidade e a habilidade para atuar em equipes de gerenciamento de projetos e processos de qualquer natureza, porte ou complexidade. O

O município de Cuiabá aderiu ao programa GPE desde ano 2012, possibilitando a participação de servidores, técnicos, secretários, diretores, coordenadores e gerentes de várias unidades da Prefeitura de Cuiabá. Dentre elas, as secretarias de Planejamento, Governo, Controladoria Geral do Município, Gestão, Saúde, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Cultura, Esporte e Lazer, Procuradoria Geral do Município, Habitação e Regularização Fundiária e Ordem Pública.

O secretário municipal de Planejamento, Eder Galiciani, que fez o MBA analisou os modelos de projeção da receita pública, para propor a Projeção da Receita Municipal adaptando-os à realidade tributária e fiscal do município de Cuiabá. Segundo Éder, o MBA é um marco na formação dos gestores públicos de Cuiabá, além de ser uma iniciativa do TCE quem vem para fortalecer a formação dos gestores públicos, e capacitação técnica alinhadas ao planejamento e execução das políticas públicas municipais.

De acordo com o subsecretário da Secretaria de Planejamento, Coordenação e Integração (Seplan) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso- TCE-MT, Guilherme de Almeida, a capacitação está sendo realizada com técnicos e gestores das prefeitura. Nesse momento os estudantes concluíram a parte teórica do MBA e estão na fase de apresentação do TCC, para entrega do certificado de conclusão do curso. “Sendo assim, depois desse MBA vamos fortalecer a gestão do planejamento dos municípios a partir da implantação do Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico- GPE, que vai auxiliar na execução do planejamento e no monitoramento dos planejamentos estratégicos dos municipios”, explicou Guilherme de Almeida.

Finalizada a realização das disciplinas, nessa fase do curso, os estudantes estão apresentando, em banca pública, os resultados das pesquisas, com os seus Trabalhos de Conclusão de Curso- TCC, a partir de artigos que contemplam variados temas, sendo eles: implantação de política de inovação, implantação da Escola de Governo, Avaliação de Políticas de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura de Planejamento Estratégico, Agenda 2030, Regularização Fundiária, entre outros temas propostos pelos servidores de Cuiabá.

O curso contemplou aproximadamente 300 servidores dos municípios de Mato Grosso e do TCE, como parte da estratégia do Tribunal em fortalecer o Programa Gerenciamento do Planejamento Estratégico- GPE, programa de longo prazo, voltado ao desenvolvimento das políticas públicas municipais.

O MBA pautou ao associar os conceitos e metodologias de gestão de processos e projetos e a prática do mercado, o que proporcionou aos profissionais uma visão abrangente e estratégica do ambiente de negócios, habilitando-os a gerenciar projetos de alta complexidade dominando as mais avançadas técnicas de gestão, formando talentos humanos para atuação profissional nas organizações.

O curso foi ministrado por professores doutores da UFMT do Curso de Administração e Ciências Contábeis, onde perpassaram na atualização dos conteúdos de: Gestão por Resultados e criação de valor na administração Pública; Inovação, Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard; Modelagem de Indicadores Estratégicos; Gestão de Projetos e Processos Estratégicos; Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão de Custos e Controladoria na Administração Pública, além de Metodologia Científica aplicada à Administração.

Clique anexo e confira a relação dos trabalhos contemplados.

Com informação assessoria do TCE-MT

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora