Connect with us

Cuiabá

Servidoras da Saúde participam de palestra sobre “os desafios da mulher na sociedade”

Publicado

em

Um grupo de servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou de uma ‘Roda de Conversa’ para tratar sobre “Os desafios da mulher na sociedade” foi tema de uma roda de conversa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em programação alusiva ao ‘Dia da Mulher’, celebrado neste 8 de Março. A ação foi realizada no auditório da Pasta.

A ação foi proposta pelo Serviço Social do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança do Trabalho (Sesmt/SMS)  e contou com a psicóloga mestra Carla Adriana Queiroz,  como mediadora.  

Além de se sentirem acolhidas, as participantes puderam ver que os problemas enfrentados são comuns entre elas, e que unindo forças é mais fácil para vencê-los.

“Sempre aprendemos mais. O aprendizado de hoje é a confirmação da sincronização relatos.  Vários que a gente colheu aqui, observando as narrativas,  tem a ver com as dificuldades que foram encontradas, isso significa  que a mulher não está sozinha, ela tem problema comum e estando em grupo uma apoia a outra”, resumiu a mediadora.

Camila Beatriz, responsável técnica das Doenças Crônicas da Atenção Primária,  avaliou a Roda de Conversa como um ponto positivo.

“Foi um encontro muito pertinente tanto para o mês que aborda temas voltados para a mulher, como para a vida e para atualidade”.

Camila já tinha participado de experiência semelhante durante a graduação, e também na residência multiprofissional.

Para Tuany Barbosa Takimoto, da equipe técnica da Saúde Mental, a iniciativa foi acolhedora. “Adorei, foi incrível, me senti acolhida. Pude interagir com as colegas de trabalho. Eu não conhecia a grande maioria e possibilitou-me conhecer melhor as pessoas. Importante que aconteça essas interações nos setores”, destacou.

O resultado também foi produtivo na avaliação da equipe realizadora, uma vez que “deu voz às participantes”.

“Cada uma foi protagonista do evento. Essa troca de experiência nos remete à reflexão, torna o tema atrativo, porque na proporção que você ouve percebe que o seu problema ou dificuldade é pequeno diante da situação da outra. E nos fortalecemos umas às outras”, explicou a assistente social Marta Leite, endossada pelas demais colegas assistentes sociais Carmelita Gino e Lorete Richetti e a psicóloga Jéssika Karoliny Ostelony da Silva.

A Roda de Conversa foi oportunizada com apoio do coordenador da Atenção Secundária, Wilson Cutas e da coordenadora Técnica de Saúde Mental na Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde, Darcí Bezerra, que fez a abertura da programação.

Também participaram da Roda de Conversa as estagiárias de Psicologia, Ana Eloiza Vieira, Laihla Regina Neves e Raphaelle Santana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora