Connect with us

Cuiabá

Servidoras da Saúde participam de palestra sobre “os desafios da mulher na sociedade”

Publicado

em

Um grupo de servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou de uma ‘Roda de Conversa’ para tratar sobre “Os desafios da mulher na sociedade” foi tema de uma roda de conversa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em programação alusiva ao ‘Dia da Mulher’, celebrado neste 8 de Março. A ação foi realizada no auditório da Pasta.

A ação foi proposta pelo Serviço Social do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança do Trabalho (Sesmt/SMS)  e contou com a psicóloga mestra Carla Adriana Queiroz,  como mediadora.  

Além de se sentirem acolhidas, as participantes puderam ver que os problemas enfrentados são comuns entre elas, e que unindo forças é mais fácil para vencê-los.

“Sempre aprendemos mais. O aprendizado de hoje é a confirmação da sincronização relatos.  Vários que a gente colheu aqui, observando as narrativas,  tem a ver com as dificuldades que foram encontradas, isso significa  que a mulher não está sozinha, ela tem problema comum e estando em grupo uma apoia a outra”, resumiu a mediadora.

Camila Beatriz, responsável técnica das Doenças Crônicas da Atenção Primária,  avaliou a Roda de Conversa como um ponto positivo.

“Foi um encontro muito pertinente tanto para o mês que aborda temas voltados para a mulher, como para a vida e para atualidade”.

Camila já tinha participado de experiência semelhante durante a graduação, e também na residência multiprofissional.

Para Tuany Barbosa Takimoto, da equipe técnica da Saúde Mental, a iniciativa foi acolhedora. “Adorei, foi incrível, me senti acolhida. Pude interagir com as colegas de trabalho. Eu não conhecia a grande maioria e possibilitou-me conhecer melhor as pessoas. Importante que aconteça essas interações nos setores”, destacou.

O resultado também foi produtivo na avaliação da equipe realizadora, uma vez que “deu voz às participantes”.

“Cada uma foi protagonista do evento. Essa troca de experiência nos remete à reflexão, torna o tema atrativo, porque na proporção que você ouve percebe que o seu problema ou dificuldade é pequeno diante da situação da outra. E nos fortalecemos umas às outras”, explicou a assistente social Marta Leite, endossada pelas demais colegas assistentes sociais Carmelita Gino e Lorete Richetti e a psicóloga Jéssika Karoliny Ostelony da Silva.

A Roda de Conversa foi oportunizada com apoio do coordenador da Atenção Secundária, Wilson Cutas e da coordenadora Técnica de Saúde Mental na Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde, Darcí Bezerra, que fez a abertura da programação.

Também participaram da Roda de Conversa as estagiárias de Psicologia, Ana Eloiza Vieira, Laihla Regina Neves e Raphaelle Santana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Passe Livre Cultural para pessoas com deficiência garante acesso a eventos socioculturais de Cuiabá

Publicado

em

Por

Com o objetivo de promover a inclusão e garantir o acesso de pessoas com deficiência a eventos socioculturais, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, regulamentou a Lei nº 6.605, de 16 de dezembro de 2020, por meio de Decreto Municipal 10.488/2024, que institui o Passe Livre Cultural. A normativa reafirma o compromisso de assegurar a plena participação dessas pessoas em eventos socioculturais realizados em locais públicos e privados no município. O Decreto será publicado em edição suplementar da Gazeta Municipal de 4 de outubro.
Os eventos socioculturais abrangem atividades que visam proporcionar entretenimento, informação, lazer, cultura e esporte, dentre eles feiras, exposições, cinemas, teatros, casas de espetáculos, circos, shows, estádios e ginásios esportivos, entre outros.
Para ter acesso ao benefício, é necessária a apresentação de uma carteira de identificação expedida por uma entidade representativa ou pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), além de um laudo médico com validade de até um ano. O Passe Livre Cultural é destinado a pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja física, auditiva, intelectual/mental, visual, múltipla, autismo ou síndrome.
O acesso gratuito será concedido a pessoas com deficiência maiores de 18 anos que precisarem de um acompanhante, devendo comprovar essa necessidade por meio de laudo médico. A verificação poderá ser feita no ato da compra do ingresso, na entrada do evento ou mediante conferência da inscrição na carteira concedida ao beneficiário.
Será impedido o acesso aos eventos socioculturais do acompanhante que não estiver efetivamente com a pessoa com deficiência. O Passe Livre Cultural não cobre serviços de “open bar” ou “open food”, sendo válido apenas para o ingresso ao evento.
É importante destacar que os organizadores de eventos são obrigados a reservar ingressos gratuitos para pessoas com deficiência desde o início das vendas até o horário do evento, tanto em pontos físicos quanto virtuais, garantindo que as plataformas sejam acessíveis.
Os ingressos emitidos pelo Passe Livre Cultural devem identificar expressamente o benefício, e os assentos destinados aos beneficiários devem ser distribuídos de maneira acessível e inclusiva, conforme a Lei Federal nº 13.146/2015. Estabelecimentos que realizam eventos socioculturais devem afixar, em local visível, cartazes com informações sobre a Lei nº 6.605/2020 e as condições para o uso do Passe Livre Cultural.
O beneficiário perde o direito ao Passe Livre Cultural em casos de emissão de declarações falsas ao solicitar o benefício ou uso indevido do mesmo para fins não previstos na Lei.
O descumprimento da Lei nº 6.605/2020 ou de suas regulamentações resultará em penalidades, conforme o Art. 3º da referida Lei.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora