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Cuiabá

Servidora que dedicou 43 anos de vida ao Pronto-Socorro antigo é homenageada no Dia da Mulher

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A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da coordenação do antigo Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), prestou uma homenagem para Maria Francisca de Souza, a Dona Chiquinha, uma veterana profissional da saúde pelos 43 anos de serviços prestados a saúde pública de Cuiabá, no Dia Internacional da Mulher (08 de março). A data comemorativa também foi  uma oportunidade de agradecimento a todas as mulheres que integram o quadro funcional da unidade. 

“O Pronto-Socorro era jovem, bonito, como eu era. Mas foi envelhecendo e eu também.  Eu não tinha cabelos brancos, nem as rugas no rosto e o Pronto-Socorro também não tinha as marcas do tempo. Envelhecemos juntos e continuamos acolhendo. Tenho paixão por esse lugar, onde sempre me dediquei  com muito amor as pessoas, colegas e pacientes”,  lembrou ela.

A profissional atenciosa e prestativa, como a descrevem os colegas de trabalho, passou mais da metade dos seus 75 anos de vida atuando no Pronto-Socorro. O que,  para ela, se resume a sua própria casa. No começo, lá nos anos de 1980 iniciou no almoxarifado, mas logo depois foi para o setor de farmácia onde permaneceu até se aposentar no início deste ano.

Quando foi informada de que não precisava mais se arrumar para ir ao trabalho porque estava aposentada, disse que seu coração ficou muito triste, “por ter que deixar tudo, o convívio, essa família”, revelou.

“Sou muito grata a todos que tive o prazer de conviver nessa Família Pronto Socorro, tenho amizades enraizadas aqui, uma ajudando a outra, assim esse lugar se fez família pra mim. Tantas pessoas passaram. Estou levando esse grande sentimento de respeito e carinho como legado”, disse emocionada.

Josy Venero, coordenador do Pronto Socorro, tranquilizou a veterana afirmando que a família Pronto-Socorro existe, está ali, e agora “com filhos mais novos”, ao se referir a equipe de profissionais que estão a menos tempo nas funções.

E com a experiência que a vida lhe proporcionou, Dona Chiquinha aconselhou a todas as mulheres ali homenageadas pelo Dia da Mulher, que continuem solidárias as pessoas e com o mesmo respeito que ela teve diante da missão de estar a serviço do outro e com foco em fazer o melhor para elevar o nome da instituição.

Para ocupar o tempo livre proporcionado pela aposentadoria, dona Chiquinha, que é viúva e mãe de uma filha, procura se ocupar com outras atividades, incluindo a igreja. Assim, segundo ela, não se entristece de saudades.

Para Glauciane de Souza, que está há 3 anos como secretária da UTI Pediátrica, é realmente muito bom trabalhar com toda a equipe e a história da servidora é sem dúvida muito significativa.

Já Leonídia Maria Souza, 36 anos de casa, ou seja, sempre trabalhou ao lado de dona Chiquinha, a vê como mulher forte, guerreira e persistente. “Agradeço a Deus e a Dona Chiquinha pela perseverança que teve comigo para que eu me formasse e formamos juntas em gestão e saúde pública. Naquele tempo, não tinha facilidade de transporte público como hoje, morávamos em bairros diferentes, mas dona Chiquinha só pegava o ônibus depois que eu tinha pego o meu, para não me deixar sozinha esperando. Sempre muito cuidadosa, ela é muito valorosa. Essa homenagem no dia da Mulher é mais que justa. Estão de parabéns os idealizadores”, declarou.

Maria José Paes de Barros, técnica de nível superior  que está no Pronto Socorro há 17 anos e já atuou em diversos setores compactua com as demais servidoras. Ressalta que as muitas histórias e desafios vivenciados fortalecem cada profissional, portanto, é prazeroso estar ali e fazer parte de uma gestão que se preocupa com a causa do outro.  “Os desafios são grandes, mas aqui a rotina da minha profissão me oportuniza sempre uma nova experiência, um novo aprendizado. E trabalhar com uma gestão humanizada nos dá mais conforto porque nós sabemos que estamos sendo amparados, conseguimos amparar nossos colegas e os usuários SUS que entram na unidade. A gestão humanizada nos tranquiliza muito por esse acesso, essa parceria com todos que fazem parte da gestão. Temos desafios do cotidiano, mas temos também muitas conquistas,  muitos usuários nos retribuem,  manifestam gratidão pelo atendimento que recebem, pelo prazer de serem bem atendidos”, afirmou Maria José.

Maria lembrou ainda, que ser mulher já é um desafio, uma vez que a maioria, além de profissional, é mãe, esposa, avó. Portanto, a jornada é muito além do expediente no Pronto Socorro. “Dona Chiquinha está aí e nos representa, profissional exemplar, mãe dedicada que nunca se deixou abater, pelo contrário, tinha forças para si e para as companheiras, incentivando a crescer, a concluir os estudos. Que há possibilidades”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

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Cuiabá

CRO-MT e Sinodonto homenageiam gestão Emanuel Pinheiro por melhorias de 550% em investimentos voltados a saúde bucal de Cuiabá

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O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) e o Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso (Sinodonto-MT) homenagearam a atual gestão da Prefeitura de Cuiabá, representada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, em virtude das melhorias nos investimentos na saúde bucal municipal. Ao longo de 7 anos, houve uma ampliação de 550% nas equipes responsáveis pelo atendimento odontológico na capital mato-grossense. Como destaque pela atuação, o prefeito recebeu duas placas de agradecimento à saúde e pelo bem-estar da população.

Ao comentar sobre as melhorias no setor odontológico da capital, a presidente do CRO, Wânia Dantas, aproveitou para agradecer pela implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria em Cuiabá.

“Hoje nós estamos aqui com uma imensa alegria para prestar esse agradecimento, porque nada disso seria possível sem a boa vontade da atual gestão em ouvir nossas demandas e se dispor a resolvê-las. Não estaríamos aqui agora, com o CRO, o Sinodonto e os servidores, sem esse compromisso. Então, prefeito, eu não tenho palavras para descrever todo seu empenho em busca da valorização dos cirurgiões-dentistas no nosso município. Eu sentava com ele e, em questão de 30 minutos, ele já havia ligado para a secretária de Gestão, Ellaine Mendes, para o secretário de Governo, Júnior Leite, e para o secretário de Saúde, Deiver Teixeira. A gente via mesmo o empenho dele em ajudar a categoria”, disse Wânia.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde, em consonância com a Secretaria Adjunta de Atenção Primária, apontam que, até o início de 2017, havia apenas 10 equipes de saúde bucal (ESB) atuando na Estratégia Saúde da Família no município. Além disso, eram apenas sete Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e três Clínicas Odontológicas (COs).

Foi na atual gestão, com a ampliação das ESBs, que o número de atendimentos na Atenção Primária à Saúde (registrados no Sistema E-SUS APS) saltou de 7.118 atendimentos em 2016 para uma média de 77.000 atendimentos odontológicos individuais realizados pelas ESBs. Os números representam uma significativa ampliação de 550%.

“Sabemos que nada disso seria possível sem a valorização profissional dos nossos trabalhadores. Este é um marco da sua gestão. Desde o início, o senhor sempre destacou a importância de valorizar os profissionais. A odontologia aguardava ansiosamente por esse momento de reconhecimento, e, graças a Deus, tivemos portas abertas com o senhor, especialmente nos últimos anos e, mais ainda, desde o começo deste ano. Nas diversas reuniões que tivemos no Palácio Alencastro, sempre frisei a desvalorização que os dentistas sentiam em sua atuação profissional. Ao final do seu mandato, o senhor deixa para nós um legado de valorização, reconhecimento e reparação das injustiças que sofremos”, destacou o presidente do Sinodonto, Leandro Arruda.

Atualmente, o município conta com 114 equipes de Saúde da Família atuando nas unidades de saúde de Cuiabá. Apesar disso, o secretário-adjunto de Atenção Primária, José Ricardo Amorim Santana, destacou que, até o fim da gestão, outras 89 devem ‘entrar em campo’.

“Foi feito um projeto e, graças ao apoio do deputado federal Emanuelzinho, foi aprovado junto ao Governo Federal a ampliação de 89 equipes. Isso é inédito, nunca vimos algo parecido antes e eu só tenho a agradecer. Pensar que inicialmente tínhamos 72 equipes e que, até o final do ano, esse número chegará a 191 equipes de Saúde da Família em Cuiabá, é realmente surpreendente”, afirmou.

Diante da honraria, o prefeito Emanuel Pinheiro prestou agradecimentos aos servidores presentes e afirmou que os números apenas reforçam todo o trabalho e comprometimento com a saúde pública de Cuiabá, realizados ao longo dos últimos sete anos.

“Eu fico muito feliz em estar aqui hoje vendo tantos avanços na nossa saúde e me sinto honrado em saber que pude contribuir com isso de alguma forma. Esses números são o verdadeiro reflexo dos avanços da saúde pública na capital, especialmente no que diz respeito à saúde bucal. Hoje em dia, infelizmente, vendem a ideia de que Cuiabá está um caos, afundada em dívidas e que nada acontece. Mas esses números estão aqui justamente para isso, para mostrar que o serviço público funciona na nossa capital. Além disso, eu sou o único gestor da história dessa cidade, com dois mandatos, que nunca enfrentou uma greve no serviço público municipal, justamente por conseguir dialogar, por ser o único gestor que ouve as necessidades dos nossos servidores sem que eles precisem parar suas atividades. E eu estou aqui hoje, recebendo essa honraria e esses números, carregado de orgulho”, reiterou.

Além da ampliação das Equipes de Saúde Bucal, a Secretaria Adjunta de Atenção Primária também realizou outras importantes ações ao longo da gestão Emanuel Pinheiro. Entre elas:

  1. Conclusão da reforma e inauguração da Unidade de Saúde da Família do CPA IV com dois consultórios odontológicos completos.
  2. Entrega de unidades novas (USF Parque Ohara, USF Jockey Club, USF Santa Teresinha, USF Ilza Picolli, Nico Baracat, Jardim Imperial, Dr. Fábio, São João Del Rey, Ouro Fino, todas Porte III), todas com consultórios odontológicos e retomada das obras do Jardim Passaredo, impactando diretamente no aumento da cobertura de atenção primária do município, chegando acima dos 70%, outrora em 42%.
  3. Entrega iminente de uma nova Unidade de Saúde da Família no bairro Jardim Eldorado com um consultório odontológico.
  4. Elaboração de processos licitatórios para aquisição de materiais permanentes e equipamentos.
  5. Compra de motores endodônticos para o preparo mecanizado do canal radicular, sendo fundamental para agilidade dos procedimentos, mais conforto para o paciente, otimização do trabalho do profissional e redução dos insucessos dos tratamentos.
  6. Solicitação de credenciamento de novas equipes de saúde bucal, para ampliação da cobertura da APS no município de Cuiabá.
  7. Revitalização dos consultórios odontológicos e Centros de Especialidades Odontológicas: pintura, instalação de aparelhos de ar-condicionado, troca de fiação, manutenção hidráulica, etc.
  8. Fortalecimento do componente de vínculo e acompanhamento territorial das famílias.
  9. Abertura de processo seletivo para contratação de cirurgiões-dentistas especialistas bucomaxilofacial, periodontista, endodontista, protesista, ortodontista e odontopediatra nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Adjunta de Atenção Primária, Centros de Especialidades Odontológicas e Clínicas Odontológicas (CEO/CO). Convocação já realizada (julho/2024).
  10. Implantação do aplicativo de Tele-Estomatologia (CEO, CO, ESB e UPA) para direcionamento de alterações em cavidade bucal.
  11. Elaboração de manual instrutivo para uso do SISREG.
  12. Continuidade das ações de saúde bucal pelo Programa Saúde na Escola (PSE).
  13. Adesão à Portaria SAPS/MS Nº 40, de 28 de junho de 2024, para fortalecimento de ações de saúde bucal no PSE.
  14. Utilização da verba do Fundo Nacional de Saúde para aquisição de computadores para informatização dos CEOs (Planalto, Verdão, Jardim Vitória e Osmar Cabral).
  15. Contratualização do serviço de radiologia odontológica para oferta de exame de raio-X panorâmico, além do processo de aquisição do equipamento de raio-X panorâmico para execução do exame pelo município.
  16. Solicitação de adesão de ata para compra de 30 cadeiras odontológicas.
  17. Solicitação de credenciamento de laboratório de prótese dentária.
  18. Solicitação de credenciamento para contrato de laboratório de radiologia.
  19. Licitação para manutenção de equipamentos odontológicos.
  20. Licitação para compra de equipamentos odontológicos.
  21. Licitação para contrato de laboratório de biópsia oral.
  22. Licitação através do Consórcio CISVARC para aquisição de instrumentais.
  23. Licitação para compra de insumos odontológicos através do CISVARC.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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