MATO GROSSO

Serviços prestados pelo MPMT são reconhecidos em premiação

Publicado

em

Em reconhecimento aos serviços prestados pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso à educação pública, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) concedeu ao procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, nesta quinta-feira (10), a Medalha de Honra ao Mérito da Educação. A premiação é uma iniciativa inédita que visa reconhecer e valorizar as contribuições significativas de servidores, autoridades e parceiros na área educacional. Nesta edição, 13 personalidades foram homenageadas.

“É motivo de muito orgulho recebermos esta honraria. Quero aqui destacar a importância do trabalho de cada membro e servidor do MPMT na defesa da educação pública de qualidade e inclusiva. Este é um prêmio de toda a instituição”, enfatizou o procurador-geral de Justiça.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou a importância da parceria com o Ministério Público. “O procurador-geral de Justiça sempre foi um grande parceiro. Tem nos ajudado muito, em conjunto com o Unicef, a promover a busca ativa escolar. Também o promotor Miguel Slhessarenko e os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado”, reconheceu.

Outra contribuição que foi considerada como fundamental pelo secretário foi a cooperação com o Tribunal de Justiça. Segundo ele, a desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente do TJ, ajudou a promover e a consolidar o Círculo de Paz nas escolas. “Aprimoramos essa parceria e hoje temos professores, psicólogos e assistentes sociais capacitados para atuarem no ambiente escolar. Por tudo isso vocês estão aqui recebendo a Medalha de Honra ao Mérito da Educação”.

A contribuição dada por outra homenageada, primeira-dama Virginia Mendes, também foi destaque, sobretudo em relação à educação especial. “Tivemos a participação direta dela em projetos como Autismo na Escola, Programa de Equoterapia, o SER Família Mais Inclusivo e, recentemente, o SER Família Mais Educação”, enumerou Alan.

Ele lembrou que, em 2019, a dotação orçamentária da Seduc era de apenas 2% do orçamento do Estado. Assim que a gestão assumiu, disse, saltou para 19%. “Nesse item, o secretário da Fazenda, Rogério Gallo, foi outra pessoa que ajudou muito a educação e merece todo o nosso reconhecimento. Tanto quanto o deputado Beto Dois a Um que, na condição de presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, apoiou todas as ações da Seduc”.

Em relação à sociedade civil organizada, terceiro setor e o Sistema S, o secretário disse que a educação não compreende apenas os poderes constituídos. Ela vai além, sendo responsabilidade de todos. “Tivemos a grata satisfação de termos conosco o Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução (GEMTE), que foi o responsável pela contratação do Instituto Falcone para realização de oficinas e diagnósticos que resultaram na elaboração do Plano EducAção 10 Anos”.

Ao governador Mauro Mendes, que também foi homenageado, ele atribuiu sucessos como os resultados da alfabetização na idade certa, alfabetização de jovens e adultos, criação das diretorias regionais, valorização profissional, altos investimentos em infraestrutura e modernização, valorização profissional e a Gratificação por Resultados, a GR.

Mauro Mendes agradeceu por ser um dos atores da revolução causada na educação pública de Mato Grosso. Para ele, a Medalha de Honra ao Mérito da Educação é mais do que uma simples premiação. Ela representa um estímulo à comunidade educacional de Mato Grosso. “Ao reconhecer personagens que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do ensino, a premiação reforça a importância do trabalho educacional e incentiva outros a se dedicarem à causa”.

Critérios – A premiação foi instituída pela Portaria Nº 919/2024/GS/SEDUC/MT, que estabelece os critérios de seleção dos homenageados. Uma comissão formada por servidores da Seduc se reuniu para avaliar candidatos que demonstraram serviços relevantes para o fortalecimento da educação em Mato Grosso.

A Medalha de Honra ao Mérito da Educação foi entregue acompanhada de um certificado assinado pelo secretário Alan Porto, atestando o valor e a importância da conquista, que também pode ser concedida post mortem.

Crédito Foto: Emanuele Ardengui / Seduc

Fonte: Ministério Público MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News