Os serviços de comunicação estão sendo restaurados gradualmente na Faixa de Gaza nesta segunda-feira (6), 15 horas após o local ter sofrido o terceiro apagão de comunicação desde o início da guerra, em 7 de outubro, após ataque surpresa do Hamas a Israel. As informações foram dadas por um importante fornecedor de telecomunicações e um grupo de defesa ao jornal Times of Israel.
De acordo com a empresa de comunicações palestina Paltel, os serviços, incluindo comunicações fixas, móveis e de Internet estão sendo restaurados gradualmente.
O Alp Toker, diretor do grupo de defesa da Internet NetBlocks.org, confirmou ao jornal israelense que a conexão de internet foi restaurada aos níveis anteriores à interrupção desse domingo (5). Segundo ele, no entanto, os serviços totais ainda continuam significamente abaixo dos níveis anteriores à guerra.
Além dos cortes de conexão, os ataques aéreos israelitas têm repetidamente visado hospitais, instalações geridas pela Organização das Nações Unidas (ONU), campos de refugiados, escolas, mesquitas e igrejas, resultando na morte de civis, segundo as autoridades de saúde locais.