A série brasileira original da Netflix começou a ser gravada em Belém do Pará. Com direção de Fernando Meirelles e seu filho, Quico Meirelles, “Pssica” é uma minissérie baseada no livro homônimo de Edyr Augusto.
A trama é centrada em três personagens cujas vidas se entrelaçam de maneira inesperada nos rios da Amazônia atlântica. Janalice, interpretada por Domithila Catete, uma jovem raptada pelo tráfico humano, Preá (Lucas Galvino), que precisa fazer as pazes com seu destino como chefe de uma gangue que atua no rios da região, e Mariangel (Marleyda Soto), que busca vingança pela morte de sua família. Os três tentarão sobreviver a uma maldição que acreditam ter sido lançada sobre eles.
No anúncio, o serviço de streaming disse que a minissérie, que ainda não tem previsão de estreia, irá proporcionar “uma experiência intensa e imersiva na região Norte do Brasil.
Enquanto Pssica não é lançada, o GPS|Brasília separou outras oito produções nacionais originais da Netflix para assistir durante o fim de semana.
DNA do Crime (1 temporada): Um grupo de agentes federais vai ter que arregaçar as mangas e desenrolar a investigação de um roubo espetacular. Elenco: Maeve Jinkings, Rômulo Braga, Thomás Aquino.
Cidade Invisível (2 temporadas): Após uma tragédia familiar, um homem descobre criaturas folclóricas vivendo entre os humanos e logo se dá conta de que elas são a resposta para seu passado misterioso. Elenco: Marco Pigossi, Manu Dieguez, Alessandra Negrini
3% (4 temporadas): Em um futuro onde a elite vive no conforto do Maralto, todos os jovens de 20 anos passam por um processo seletivo para viver lá. Mas só 3% serão aprovados. Elenco: Bianca Comparato, Vaneza Oliveira, Rodolfo Valente
Irmandade (2 temporadas): Uma advogada honesta enfrenta um dilema moral depois que policiais a forçam a delatar seu irmão, que está preso e lidera uma facção criminosa em ascensão. Elenco: Naruna Costa, Seu Jorge, Hermila Guedes
Coisa Mais Linda (2 temporadas): Uma mulher chega ao Rio dos anos 50 para encontrar o marido e descobre que foi abandonada. Em vez de sofrer, ela decide ficar na cidade e abrir um clube de bossa nova. Elenco: Maria Casadevall, Pathy Dejesus, Mel Lisboa
Onisciente (1 temporada): Numa cidade onde os cidadãos são monitorados 24 horas por dia, uma mulher precisa enganar seu drone de vigilância para investigar um assassinato. Elenco: Carla Salle, Sandra Corveloni, Jonathan Haagensen
Maldivas (1 temporada): Tentando desvendar um mistério, uma jovem se muda para um condomínio de luxo, cheio de moradores peculiares e muito suspeitos. Elenco: Bruna Marquezine, Manu Gavassi, Carol Castro
Só Se For Por Amor (1 temporada): Deusa pensa em seguir carreira solo, colocando à prova o romance com Tadeu. Eva quer que sua música seja gravada por um grande nome. Sonhos que se cruzam e desafiam o destino. Elenco: Lucy Alves, Filipe Bragança, Agnes Nunes
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.