A Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) reuniu cerca de 400 servidores de vários órgãos e entidades, nesta terça e quarta-feira (31 de outubro e 1º de novembro) no Hotel Fazenda Mato Grosso, durante o 2º Encontro de Gestão de Pessoas do Estado de Mato Grosso.
Este ano o evento trouxe como temática a importância da inteligência emocional nas relações humanas e buscou promover a integração das unidades do sistema de Gestão de Pessoas do Executivo, com o propósito de implementar políticas e diretrizes para o aprimoramento e desempenho dos órgãos e entidades. Participaram gestores, líderes e servidores, que atuam diretamente nessas unidades setoriais.
Durante a abertura, foram agraciados 21 servidores públicos, que representaram os 942 homenageados, que este ano completam 25 anos de serviço público. A cerimonia de “Honra ao Mérito” acontece todos os anos na segunda quinzena do mês de outubro, na semana em que se comemora o Dia do Servidor.
Para o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, eventos como este permitem o intercâmbio de informações entre as unidades, estimulam e valorizam os servidores e o próprio órgão central.
“O nosso papel é capacitar os servidores para a obtenção de resultados eficazes e sustentáveis, implementando ações que envolvem mudanças de comportamentos e práticas de bons hábitos e boas técnicas nos processos que executam”, disse.
O evento aproximar e estreita laços entre os profissionais, que lideram e operam as unidades de gestão de pessoas, com abordagens dinâmicas, mesclando conceitos e práticas em oficinas, com a finalidade de atualizar esses servidores sobre novidades e tendências.
Os temas abordados nas palestras e oficinas levaram mais informações sobre a importância do trabalho assertivo, com resultados no equilíbrio e na qualidade de vida das equipes e melhores resultados nos processos das organizações governamentais.
Para a secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Lidiane Leite, a temática central do encontro, inteligência emocional, se caracteriza na maneira como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor.
“Isso implica na autoconsciência, motivação, persistência, empatia e respeito. Acreditamos no potencial transformador de cada servidor e é através do compartilhamento dessas experiências que podemos avançar juntos”, disse.