A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizou uma capacitação, com orientações, normatizações e documentos criados no Sistema Integrado de Gestão Administrativa Documental (SIGAdoc) com o objetivo de treinar equipes e tornar mais eficiente e ágil o processo de movimentação de servidores no Poder Executivo Estadual.
A capacitação foi organizada pela Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, em parceria com a Escola de Governo de Mato Grosso, e contou com a participação de cerca de 150 servidores, presencialmente nos dias 2 e 3 de maio, no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE) e online no dia 6 via Meet.
Para o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, a ação gera mais agilidade e padronização das movimentações dos servidores.
“A gestão de pessoas envolve várias camadas e uma delas é a própria capacitação das unidades setoriais, como responsáveis pela execução das políticas de movimentação de servidores. Essa ação fornece instrumentos para que essas unidades atuem com excelência nos processos da administração pública estadual”, afirmou.
O curso aconteceu em três dias e duas modalidades. Os dois primeiros tiveram uma abordagem mais conceitual, tratando dos processos, fluxos e das normas. Já no último dia, os servidores participaram de uma orientação remota, voltado para a prática, tendo em vista a necessidade de uso do sistema SIGAdoc, visualizando e testando os documentos que foram criados recentemente.
A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Lidiane Leite, destacou que o treinamento foi pensado para as unidades setoriais.
“A capacitação é uma prática que permite o desenvolvimento contínuo dos operadores da política de Gestão de Pessoas, impactando diretamente na qualidade e eficiência dos processos em relação ao nosso público alvo”, pontuou a adjunta se referindo aos servidores públicos do Poder Executivo Estadual.
Também foi abordada a utilização das novas ferramentas desenvolvidas para facilitar essas movimentações e as normativas recentes relacionadas aos processos de movimentação de servidores.
Essas capacitações ocorrem periodicamente com o objetivo de orientar e sensibilizar os órgãos e entidades sobre a importância da atualização contínua do quadro de cargos, além de promover movimentações eficientes e pontuais.