A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Adjunta de Planejamento e Governo Digital, está com inscrições abertas para a 2ª edição do MT 4.0, evento que abordará a importância da inovação nas políticas públicas. A segunda edição da iniciativa tem como tema “Uma Nova Era para as Políticas Públicas” e será realizada na próxima terça-feira (12.11), das 7h30 às 17h, no Salão Nobre Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás.
Foram disponibilizadas 300 vagas, destinadas ao público externo e para os servidores públicos. Os interessados podem se inscrever até o dia do evento, mas caso as vagas sejam preenchidas antes, o prazo de inscrições será interrompido. Faça sua inscrição aqui.
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destaca a importância do evento para o fluxo das estratégicas do governo digital de MT.
“Iremos tratar de políticas públicas e as suas viabilidades diante da digitalização dos processos da administração pública estadual. Queremos continuar agregando valores aos serviços prestados aos mato-grossenses, suprimindo a distância e otimizando o tempo”, informa o secretário.
Além da palestra intitulada “Políticas públicas em tempos de governo digital: uma nova visão para o Brasil”, estão previstos cinco painéis que irão mesclar discussões sobre geopolítica, gestão pública, dados e inteligência artificial no serviço público.
Para o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, a iniciativa oportuniza discutir a elaboração e implementação de políticas públicas sob novas perspectivas.
“Buscamos provocar reflexões que elevem a gestão pública a um novo patamar, focado em inovação e resultados. É uma oportunidade para quem deseja transformar Mato Grosso, por meio de políticas públicas mais eficientes e conectadas com a realidade”, finaliza o adjunto.
Em uma operação conjunta realizada na manhã desta terça-feira (05.11), a Polícia Civil de Mato Grosso, em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Rondônia, prendeu em Porto Velho o autor de um homicídio ocorrido na cidade de Juína.
Eládio Lopes de Amorim, de 53 anos, foi condenado por um homicídio cometido no garimpo Mutum. Ele era procurado pela polícia desde 2011, quando foi sentenciado a 14 anos de prisão pelo assassinato de Noel Carlos da Silva, conhecido como ‘Baixinho’.
De acordo com o histórico do caso, o crime aconteceu na noite do dia 21 de maio de 1995, no garimpo localizado em Juína, quando a vítima e o autor estavam em uma cantina no local. Testemunhas relataram que Noel Carlos se aproximou de Eládio e, em tom desafiador, pediu a ele que atirasse em uma garrafa de cachaça que estava no chão. Diante da recusa de Eládio, a vítima o provocou e mandou que atirasse em seu peito. Em resposta, o autor fez três disparos contra Noel, que morreu imediatamente. Após o crime, Eládio fugiu do garimpo e permaneceu desaparecido por anos.
A condenação, em 2011, ocorreu após um longo processo judicial, após o Tribunal do Júri considerar o crime como homicídio qualificado por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Contudo, Eládio já estava foragido e entrou na lista de procurados pelas forças de segurança.
Nesta terça-feira, após diligências e apoio estratégico da Ficco/RO, as equipes da Regional de Juína conseguiram localizar e prender o réu. Eládio Lopes de Amorim será posteriormente enviado ao sistema prisional de Mato Grosso para o cumprimento da pena em regime fechado.