A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) publicou, nesta sexta-feira (24.05), o resultado final do processo seletivo para formação de cadastro reserva do Programa de Residência Técnica. Dentre os 1.291 inscritos, 869 foram classificados. Para ter acesso ao documento, clique aqui.
O processo seletivo abrangeu cinco grandes áreas científicas e profissionais: Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito, Economia, e Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.
O Programa de Residência Técnica tem caráter de formação complementar, voltado à prática e extensão supervisionados, sem vínculo empregatício entre o residente e a Administração Pública. Ao final do programa, o residente receberá um Certificado emitido pela Escola de Governo, caso cumpra os requisitos.
O candidato deverá acompanhar no Diário Oficial do Estado ou no portal da Seplag a convocação para a formalização do Termo de Compromisso de Residência Técnica. Os documentos necessários, prazos e demais procedimentos serão indicados no ato convocatório.
O programa de Residência Técnica visa proporcionar aos residentes técnicos o acesso a atividades de caráter educativo e complementar ao ensino prestado nos cursos de pós-graduação, com a integração ao ambiente profissional especializado. Experiência que vai permitir que o estudante relacione o conteúdo teórico com a prática, impactando no desenvolvimento das capacidades e conhecimentos técnicos necessários ao ingresso no mercado de trabalho.
Editais em andamento
Atualmente, o Programa de Residência de Técnica se encontra com três seleções em andamento.
O outro edital publicado em 17 de abril está na fase de Análise Curricular. Este processo é para as áreas de Arquitetura e Urbanismo, além de diversas especialidades da Engenharia.
Também participaram formados em Estatística, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Segurança no Trabalho, e Ciência e Tecnologia. Para acompanhar as etapas desse processo, clique aqui.
O edital mais recente para a Residência Técnica foi publicado no dia 10 de junho. O período de inscrições encerra na próxima sexta-feira, 31 de maio.
O edital é direcionado para as áreas de Psicologia, Serviço Social, Educação Física, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Geoprocessamento, além de disciplinas relacionadas à Comunicação Social, como Jornalismo, Design Gráfico, Publicidade e Propaganda, e Rádio e TV. Para mais informações e inscrições, acesse aqui.
Cada edital especifica as regras e condições para inscrição, sendo imprescindível que os interessados leiam atentamente o edital correspondente. O Governo de Mato Grosso estabeleceu as diretrizes e procedimentos para o Programa de Residência Técnica por meio da Instrução Normativa nº 002/2024, publicada em março.
Fonte: Governo MT – MT