Connect with us

MATO GROSSO

Seplag dá início ao Outubro Movimente e potencializa ações para a inovação na administração pública

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) deu início, nesta quarta-feira (03.09), ao evento Outubro Movimente, no auditório do Tribunal de Justiça (TJ-MT). A cerimônia de abertura incluiu a realização de um painel sobre ecossistemas e cultura de inovação, uma palestra tratando da relevância das redes de conexões para a transformação no setor público e o lançamento do desafio que leva o mesmo nome do evento.

O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, citou a tríade formada de pessoas, tecnologias e processos como pilares que impulsionam a simplificação e a agilidade dos serviços prestados pela administração pública estadual. “Promovemos inovação e eficiência com base nesses pilares que simplificam burocracias e otimizam recursos. Os servidores continuam sendo o maior ativo para isso, cuja capacitação e engajamento transformam essas melhorias em resultados concretos para uma gestão pública mais eficaz”, enfatizou o secretário.

A palestrante, Karla Monteiro, apresentou os aspectos de inovação relacionados à tecnologia, a inteligência, as soluções e as pessoas, produzindo melhorias em processos e comunicação. “Inovação tem muitos aspectos. Só em fazer melhor ou diferente aquilo que já está fazendo, podemos ter inovação no processo. Num órgão público, a inovação na oferta de um serviço público que pode não ter necessariamente nada a ver com tecnologia”, esclareceu a analista técnica de políticas sociais da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Legenda: Karla Monteiro é mestra em Gestão e Políticas Públicas, com experiência profissional no público, universitário, terceiro setor e no Poder Executivo Federal. Ela colabora com ações da Rede InovaGov, na GNova/Enap. Crédito: Alair Ribeiro/TJMT

O coordenador do E-Lab-MP, Daniel Mariano, elogiou o caráter interinstitucional do evento, demonstrando de modo concreto a temática “Colaborar para Transformar” escolhida para esta edição do Outubro Movimente. “Essa união de pensamento de colaboração efetiva é o que nos faz andar para frente como sociedade”, frisou o promotor de justiça. Segundo ele, a inovação melhora a eficiência e isso não significa mais trabalho para o servidor, mas ter mais tempo para compensação.

Estiveram presentes também a vice-presidente do TJ-MT, Erotides Kneip, o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, o gerente estadual de Desenvolvimento Territorial no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), Sandro Rossi. Além do superintendente de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Washington Silva, a coordenadora de intraempreendedorismo e Inovação em Práticas Públicas, Angélica Costa, e a gestora governamental, Flávia Pimenta.

Outubro em Movimento

Esta é a quarta edição do Outubro Movimente que, desde 2021, realiza ao longo deste mês, oficinas, palestras, painéis, desafios e competição esportiva, com foco na atuação dos servidores e na melhoria da administração pública estadual. Essa série de atividades é uma forma de celebrar o Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28, e a iniciativa já rendeu o reconhecimento no prêmio Espírito Público, em 2022, na categoria Gestão de Pessoas.

O adjunto de Planejamento e Governança Digital da Seplag, Sandro Brandão, ressaltou a própria evolução da compreensão sobre inovação por parte da administração pública estadual. “Mostramos nestes últimos anos que as pessoas dão perenidade e sustentabilidade para as políticas públicas que desenvolvemos. Investir esforço, melhorar e fidelizar, trazendo satisfação para quem realiza e recebe o serviço é a nossa missão na administração pública”, lembrou o adjunto.

Segundo o superintendente de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, a primeira edição já tinha por objetivo fazer com que os servidores se auto percebessem com suas potencialidades, provocando transformações no próprio local de trabalho. “Desde o início, nosso principal objetivo foi desafiar os servidores públicos a pensarem além do convencional, colaborarem entre si e apresentarem ideias capazes de transformar o serviço público. Acreditamos que há um enorme potencial, muitas vezes subutilizado, que pode florescer quando o servidor se permite sair da zona de conforto e entrar em movimento, rumo à criatividade e à inovação”, Washington Silva.

O Outubro Movimente é uma realização da Seplag-MT, por meio do Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas (Sinova-Seplag), do Ministério Público (MP-MT), do Poder Judiciário (PJ-MT), e do Sebrae-MT. Além disso, conta com o apoio da Rede Inova Gov MT, InovaJusMT, e-LabMP, LabSin, Mato Grosso Saúde, das secretarias de Cultura Esporte e Lazer (Secel), de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), de Agricultura Familiar (Seaf).

Legenda: Equipe do Sinova e participantes da primeira edição do Outubro Movimente que, posteriormente, tornaram-se integrantes do time de inovação da administração pública estadual. Crédito: Alair Ribeiro/TJMT.

Oportunidades

  • Oficinas

Data: 03 a 24 de outubro

Inscreva-se aqui.

  • Torneio de vôlei

Data: 17 de outubro

Período de inscrição: 20 de setembro a 11 de outubro

Inscreva-se aqui.

  • Desafio

Data: 08 de outubro

Período de inscrição: 23 de setembro a 03 de outubro

Inscreva-se, aqui.

Assista a gravação da cerimônia de abertura, clique aqui.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate 24 incêndios florestais em Mato Grosso neste sábado (05)

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 24 incêndios florestais no Estado neste sábado (05.10). Atuam mais de mil bombeiros, em regime de revezamento, com apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes de órgãos federais.

Em Chapada dos Guimarães, equipes combatem dois incêndios, sendo um incêndio na região do Portão do Inferno em locais onde há acesso, e um incêndio na região do Manso.

Já no Pantanal, as equipes do Corpo de Bombeiros combatem incêndios florestais na unidade de conservação federal Estação Ecológica de Taiamã, em Cáceres; em fazendas no município de Barão de Melgaço; e na Fazenda GCSJ, em Poconé.

Auxiliam nas ações a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Sesc Pantanal.

Monitoramento

O Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá, monitora incêndios na Fazenda Idal, em Santa Carmem; na Fazenda Gaspar I, em Itanhangá; na Fazenda Monte Aprazível, em Vila Rica; na Fazenda Santo André, em União do Sul; na Fazenda Pontal e na zona rural de Nova Maringá; no Sítio Recanto dos Pássaros, em Cláudia; e no Projeto de Assentamento Santa Terezinha II, em Nova Ubiratã.

O BEA também monitora incêndios na Área de Proteção Ambiental Meandros do Rio Araguaia, em Cocalinho; na Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo; na Aldeia Utiariti, em Campo Novo do Parecis; na Terra Indígena Enawenê Nawê, em Juína; e na região do povo Tapaiúna, em Juara. O Corpo de Bombeiros só não entrou nos locais porque é necessária autorização dos órgãos federais.

Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros extinguiu mais de 239 incêndios florestais em 69 cidades, sendo elas: Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Paraguai, Alto Taquari, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Canabrava do Norte, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Colniza, Comodoro, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Feliz Natal, Itanhangá, Itiquira, Jaciara, Jauru, Juara, Juína, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Lacerda, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tesouro, União do Sul, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 437 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 290 se concentram no Pantanal, 89 na Amazônia e 58 no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.

Os demais combates são feitos em outras 11 cidades, sendo elas: Água Boa, Alto Paraguai, Cláudia, Cocalinho, Cuiabá, Diamantino, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Rosário Oeste e União do Sul.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora