Connect with us

Cuiabá

Semob fiscaliza e autua mais de 2,7 mil veículos de carga em trânsito irregular pelas vias de Cuiabá em sete meses

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), fiscalizou e autuou, somente este ano, de 1° de janeiro a 10 de julho de 2024, 2.721 veículos pesados em trânsito irregular pelas vias da capital. É por meio de constantes ações da ‘Operação Carga Pesada’, desenvolvidas nas principais vias de entrada e saída de veículos (Miguel Sutil e Fernando Corrêa), que o município fiscaliza o tráfego irregular de caminhões.

As operações visam evitar a circulação de veículos na região central da cidade, a fim de assegurar o controle no fluxo de trânsito, prevenir acidentes, assim como proteger as edificações e a pavimentação das ruas.

Além da fiscalização in loco, os veículos de carga são constantemente monitorados através da Central de Controle Operacional (CCMOB), que atualmente dispõe de 43 câmeras para monitorar, fiscalizar e garantir a fluidez de veículos nas principais vias e corredores da cidade.

Conforme as diretrizes estabelecidas na Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano, n° 5463/2011, que disciplina a circulação de veículos de carga e operações de carga e descarga no município, atualmente é permitida na capital a circulação apenas de veículos automotores com Peso Bruto Total (PBT) de até 10 toneladas (caminhões com dimensões compactas), com ou sem carga, em qualquer horário. Já os veículos que possuem o peso acima de 24 toneladas devem obter uma autorização especial da Semob. A pasta ainda permite que os veículos de carga circulem nas vias da capital das 11h30 às 13h30 e das 17h30 às 19h30.

Atualmente, veículos com até 10 toneladas podem circular livremente pelas ruas de Cuiabá, enquanto veículos com PBT de 10 a 24 toneladas não podem circular nos horários de pico na região central, como, por exemplo, na área sinalizada ao redor do Centro Histórico, para evitar transtornos na região central.

Classificada como infração média, aqueles que são flagrados cometendo tal imprudência ainda são autuados com uma multa de R$ 130,16 e -4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Conforme a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, as ações atualmente realizadas no município, além de assegurar a fluidez no trânsito, garantem maior preservação e segurança das vias. “A Semob sempre realiza operações nesse sentido. São fiscalizações extremamente importantes, tanto no sentido de orientar os condutores quanto no próprio ato de fiscalizar. Infelizmente, hoje temos grandes infratores e, muitas vezes, mesmo que fechemos o cerco em vários pontos de entrada, eles ainda conseguem entrar e circular dentro da cidade sem autorização permitida. Muitos também tentam burlar o sistema trafegando fora do horário determinado. Então, essas operações vão continuar, na tentativa de coibir cada vez mais a entrada de veículos de carga de maneira irregular, a fim de evitar prejuízos no trânsito e na vida das pessoas”, disse.

O diretor de Trânsito da Semob, Michel Diniz, destacou que, além das autuações, os condutores que cometem tal imprudência, quando flagrados por agentes em campo, passam por alteração de rota, estabelecida pela pasta.

“A Semob tem feito constantemente a fiscalização desses veículos de grande porte com o intuito de coibir aqueles que não possuem autorização, seja de local ou horário, de transitar. Hoje, esse tráfego é somente permitido no município das 20h às 6h, conforme a legislação vigente. Cabe ressaltar que existem excepcionalidades previstas em lei, nas quais os transportadores devem buscar uma autorização especial de trânsito na Secretaria de Mobilidade Urbana. A fiscalização é feita tanto pelo videomonitoramento quanto pelos agentes em campo fazendo abordagens, autuando e até mesmo mudando a rota desses caminhões”, reiterou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora