Connect with us

MATO GROSSO

Seminário reúne grande público para estudo do Direito Empresarial com ênfase em Direito Societário

Publicado

em

Na última sexta-feira (26 de maio), aproximadamente 330 pessoas assistiram ao seminário Direito Empresarial com ênfase em Direito Societário, promovido pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), sob coordenação do juiz Ramon Fagundes Botelho. A capacitação foi transmitida de forma on-line aos inscritos e contou com a participação de 49 alunos de maneira presencial.
 
“O sucesso do curso se deve à temática, que é muito atual. O Direito Societário e o próprio conteúdo programático do curso, montado pelo palestrante, são muito interessantes. Ele falou sobre holding familiar, que é um tema atualíssimo e que envolve famílias, empresas, principalmente no nosso estado que trabalha com agronegócio. Por conta da temática e do conteúdo programático, o seminário atraiu grande número de interessados”, afirmou o magistrado.
 
Segundo ele, quando a diretora-geral da Esmagis-MT, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, lhe atribuiu a missão de coordenar os cursos em parceria entre Esmagis e a Escola Superior da Advocacia (ESA), a intenção foi ofertar cursos que pudessem trazer uma temática comum aos atores do processo, como advogados e juízes, e proporcionasse a troca de experiências nessa área.
 
Segundo o palestrante Bruno Oliveira Castro, o seminário abordou o Direito Empresarial de maneira geral, com foco no Direito Societário. “Discutimos desde os conceitos básicos até a importância e como é que isso se realiza na prática. Os conflitos societários que existem, especialmente nas empresas familiares, qual é o entendimento aplicado nos tribunais de justiça, com direito de retirada de sócio, para uma exclusão de um sócio de uma sociedade, nos cenários de intervenção judicial, num cenário de falecimento, e também sobre holding familiar, sobre planejamento, algumas tentativas de blindagens ilícitas, os impactos tributários”, exemplificou.
 
Conforme destacou, o Direito Societário e o Direito Empresarial como um todo são a alma econômica da preservação da empresa, da estabilidade da economia, da geração de empregos, da distribuição de rendas e riquezas, e da arrecadação de tributos. “É um tema muito sensível e muito importante para todos nós”, pontuou.
 
Um dos inscritos no seminário foi o servidor Celso Victoriano, que elogiou a proposta ofertada pela Escola. “Quando recebi o e-mail da Esmagis, fiquei muito feliz e na hora me inscrevi. O direito empresarial e sucessório é muito do meu interesse, fiz mestrado há dois e desenvolvi minha pesquisa em mediação e arbitragem como instrumento de governança nas empresas familiares. Eu atuo nos Cejuscs, principalmente do Juizado Especial Itinerante, e também no Cejusc Virtual Empresarial do Fórum da Capital. Já venho há muito tempo atuando na área e por isso meu interesse em aprofundar os conhecimentos”, explicou.
 
Segundo ele, a mediação empresarial é muito complexa e totalmente diferente da mediação familiar. “Então, a gente vem para adquirir mais conhecimentos. Acredito que esse curso vai proporcionar mais embasamento teórico para desempenhar minhas atividades como mediador judicial frente à mediação empresarial.”
 
O professor Bruno Castro atua no ramo de Direito Empresarial com especialidade em holdings familiares, Direito Societário, Falência e Recuperação de Empresas, Governança e Direito Autoral. É professor, especialista em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Mato Grosso e doutorando em Direito. No seminário, ele abordou variados temas, dentre eles: Direito da Empresa e o empresário; a teoria do estabelecimento empresarial; sociedades empresárias: origem, conceito e classificação; sociedade de fato (comum) – reconhecimento e dissolução; sociedades limitadas; sociedade por ações; direitos e deveres dos sócios; tutelas jurídicas cabíveis ao Direito Empresarial; intervenção na administração das sociedades; exclusão de sócios; afastamentos de administrador e atos ultra vires; falecimento de sócio; dissolução e liquidação, jurisprudência atual do Superior Tribunal de Justiça; desconsideração da personalidade jurídica; contrato de compra e venda de cotas; alienação do estabelecimento comercial; grupos societários; holding familiar; e tentativas ilícitas de blindagem patrimonial por estruturação societária.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: fotografia colorida de homem com terno azul, gravata cinza e segura um microfone. Ele usa óculos. Ao fundo, banner colorido da Esmagis-MT Imagem 2: fotografia colorida do palestrante, que usa terno azul, gravata verde e camisa branca. Ele é um homem branco, de cabelos escuros, que segura um microfone. 
 
Lígia Saito/ Fotos: Alair Ribeiro 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

MT Hemocentro abrirá neste sábado (21) para campanha especial de doação de sangue

Publicado

em

Por

O MT Hemocentro, único banco de sangue de Mato Grosso, abrirá neste sábado (21.09), das 7h30 às 12h, para uma campanha especial de doação de sangue. A ação será realizada em celebração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea e tem o objetivo facilitar a doação para aqueles que não podem comparecer durante a semana.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. “Isso acontece porque, ao doar, o sangue é separado em hemocomponentes: plasma, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e crioprecipitado. Essa separação permite que cada componente seja utilizado de forma eficaz, beneficiando até quatro pacientes em cada doação”, explicou.

Dados de julho de 2024 indicam que o MT Hemocentro e as unidades do interior do Estado realizaram mais de 30 mil coletas e processaram 64 mil bolsas de sangue. O ambulatório especializado em doenças hematológicas realizou cerca de sete mil consultas.

“A doação de sangue é um gesto de solidariedade que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou Zanela, que também ressaltou a importância de manter estoques adequados de hemocomponentes para atender à demanda no Estado.

Para se tornar um doador, é necessário cumprir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde: apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 51 kg, estar em bom estado de saúde, ter feito uma refeição equilibrada, ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações, enquanto as mulheres têm limite de três doações anuais, respeitando um intervalo de três meses. A coleta é de até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e o consumo de álcool após a doação.

Para agendar a doação, os interessados podem acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro ou entrar em contato pelo WhatsApp (65) 98433-0624 (somente mensagens) e pelo telefone (65) 3623-0044, ramais 211 e 221. O MT Hemocentro atende regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

Para quem reside no interior do estado, as doações também podem ser realizadas nas Unidades de Coleta e Transfusão dos municípios de Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora