Connect with us

MATO GROSSO

Seminário do TCE-MT resulta em Plano de Ação com 20 propostas para combater hanseníase no estado

Publicado

em

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
O planejamento foi apresentado pelo presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf. Clique aqui para ampliar.

O seminário “Construindo Ações para Mato Grosso Livre da Hanseníase”, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), resultou na elaboração do Termo de Compromisso voltado ao controle da doença no estado. As 20 propostas que compõem o planejamento foram apresentadas pelo presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, na manhã desta terça-feira (5), durante o encerramento do evento, no auditório da Escola Superior de Contas.

Segundo ele, o encaminhamento foi focado em três eixos principais: fortalecer a atenção primária para que ela possa exercer o tratamento e o combate, implantação de um centro de estudos para hanseníase no estado e criação de uma unidade secundária, com hansenologista e alta tecnologia para auxiliar os municípios que não têm condições. 

“Essas ações foram debatidas e construídas aqui, durante este seminário, resultando no termo de compromisso, um documento muito importante que foi elaborado em parceria com a Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, as três esferas do Executivo, sociedades civil e acadêmica, organizações sociais e empresários do estado de Mato Grosso. É algo a ser levado a sério, porque a população já está cansada de viver de promessas”, salientou Maluf.

No termo, ficou estabelecido que, no prazo de 90 dias, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) irá elaborar um plano de execução das propostas, com previsão de início já para o próximo ano. O planejamento deve ser apresentado ao TCE-MT, que também irá monitorar as ações, e à Comissão Intergestora Bipartite.

Para além do termo de compromisso, Maluf também destacou os avanços no âmbito do controle externo mato-grossense. “Nós saímos desse seminário com grandes mudanças no nosso Tribunal, que tenho certeza de que serão referência nacional. Foi incluído no Plano Anual de Fiscalização a auditoria dos 142 municípios do estado sobre a questão da hanseníase. Estamos colocando também, conforme a orientação do presidente Sérgio Ricardo, um monitoramento nas ações de hanseníase junto às apreciações das contas municipais, ou seja, nós vamos auditar e vamos monitorar à medida que fazemos a avaliação das contas. Então, o Tribunal de Contas está fazendo a sua parte.”

Já na sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira, o conselheiro fez um balanço do seminário e das ações da comissão. “Hoje se encerrou um ciclo de três grandes encontros que a Comissão realizou ao longo do ano. No primeiro, trouxemos o tema da saúde e controle externo e fizemos lançamento da cartilha de trabalho dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. No segundo, debatemos a questão da saúde mental, pois existe uma dificuldade grande no estado de tratamento para pessoas que tem distúrbios mentais. Ao término, elaboramos uma carta com recomendações e encaminhamentos solicitando, por exemplo, psicólogos para as escolas e a incorporação do tratamento de saúde mental na atenção básica. E, agora, finalizamos com essa discussão sobre essa doença tão complexa que é a hanseníase.”

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo. Clique aqui para ampliar.

As ações da Comissão foram elogiadas pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, que enfatizou a importância do trabalho. “Só a sua Comissão já fez três encontros de grandes resultados para que o estado implemente políticas públicas de saúde.”

Especificamente sobre a seminário encerrado nesta terça-feira, o presidente apontou a materialidade das discussões. “Até um livro sua equipe lançou, que é um tratado sobre a hanseníase que nem o Estado tem. Com esse estudo que o TCE oferece, podemos acreditar em soluções. Mato Grosso é líder em detecção de hanseníase no país, mas com o empenho da Comissão o estado está mais próximo de tratar e resolver a questão. Parabéns pelo brilhante trabalho que fizeram esse ano”, concluiu Sérgio Ricardo.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Operação Lei Seca prende três, remove 59 motos e identifica motociclista com R$ 32 mil em multas

Publicado

em

Por

A 44ª edição da Operação Lei Seca, realizada na noite desta quarta-feira (06.11) na ponte Sérgio Motta, no bairro Alameda, em Várzea Grande, resultou na prisão de três pessoas e na remoção de 59 motocicletas. As abordagens foram voltadas aos motociclistas.

Durante a fiscalização, os agentes identificaram uma moto Biz com licenciamento atrasado e R$ 32 mil em multas acumuladas, sendo que a maioria por excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho.

Entre os três detidos, um foi preso por crime de receptação. O segundo tentou fugir do bloqueio ao perceber o ponto de abordagem, mas foi capturado por policiais militares, que também apreenderam um simulacro de arma de fogo em sua posse. Outro condutor foi detido por embriaguez e, além disso, foi autuado por não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e por estar em posse de drogas.

Na ocasião, foram realizados 234 testes de alcoolemia, fiscalizados 234 motocicletas, dos quais 59 foram removidos. O relatório da operação também apontou para confecção de 137 autos de infração de trânsito, sendo 39 por condução de veículo sem licenciamento, 30 por dirigir sem CNH, três por conduzir sob efeito de álcool, três por recusa ao teste de alcoolemia e 19 por infrações diversas.

A Operação Lei Seca é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), e conta com a participação de equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo e Politec.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora