As comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher também reuniram apresentações culturais, shows, gastronomia e diversas atividades esportivas. A Tardezinha com Elas, realizada na praça do Bairro São Benedito, neste domingo (12.03), garantiu a diversão esperada, além de proporcionar momentos de reflexão sobre diferenças, a busca por espaço e a defesa dos direitos das mulheres. O evento foi promovido pelas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, Assistência Social, Trabalho e Cidadania e Agricultura.
Atividades esportivas
A programação foi aberta com a Corrida e Caminhada da Mulher, atraindo mais de 100 inscritas na competição. Simultaneamente, teve ginástica aeróbica na quadra esportiva como mais uma opção de lazer e entretenimento oferecida aos participantes. As aulas de zumba atrairam aqueles que gostam de se mexer em mais uma forma divertida e envolvente de praticar exercício físico.
Apresentações artísticas e culturais
A primeira apresentação cultural intitulada “Soberana” foi protagonizada por mulheres da Melhor Idade. As participantes dançaram representando conquistas e qualidades da mulher como força, justiça, independência, além de violações como agressão, abuso, escravidão e desigualdades.
O Grupo Carolina composto por meninas que participam de projetos sociais no CRAS dançaram o ritmo nordestino com a música “Carolina” de Luiz Gonzaga. Outras 16 crianças integrantes das ações do município participaram da zumba kids, dançando rits animados.
O grupo musical do projeto social Diamantes tocou, ao vivo, sucessos do samba e múscias populares brasileiras. A banda, formada por alunos que também participam de projetos sociais oferecidos pela Secretaria de Assistência Social, recebeu o carinho do público.
A música sertaneja também embalou a noite com a apresentação do cantor Fernando Adversi. Para fechar a programação musical, subiram no palco os meninos do grupo Sambaê, tocando pagode e samba.
Gastronomia
A praça de alimentação foi uma atração à parte com diversas opções de comidas e bebidas comercializadas pelos empreendedores da feira local. Os feirantes chegaram cedo para atender o público, vender seus produtos e garantir uma renda extra com o evento.
Maria Auxiliadora da Cruz, que estava há dois anos sem vender na feira, conta como foi motivada a voltar a vender itens como pastel, cachorro quente e salgados. A barraca doada pela Secretaria Municipal de Agricultura, a mudança do local das feiras e a diversidade de eventos é um incentivo a mais para o empreendimento dar certo.
“Vi que meus colegas estão vendendo bastante e com a estrutura agora ficou mais fácil. O evento ajuda a trazer mais pessoas pra comprar da gente aqui na feira. É uma renda a mais pra gente”, comenta.
O secretário Edson da Silva (Giripoca) afirma que tem reforçado a assistência aos feirantes do município a fim de garantir a eles condições para trabalharem seja na rotina semanal da feira como nos eventos culturais da cidade.
“Estamos oferecendo a estrutura e instrumentos necessários para tratar com prioridade as famílias que vivem da feira, tendo total acesso às programações culturais que vêm sendo promovidas pela Prefeitura”, destaca o titular da Agricultura.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT