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MATO GROSSO

Semana da Adoção: alunos são premiados em concurso de redação

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Cerca de 2 mil crianças participantes, de mais de 10 municípios de todo o Estado e 8 mil famílias impactadas. Além de 12 jovens premiados. Esse foi o saldo da 10ª edição do Concurso de Redação sobre Adoção. Evento realizado pela Associação Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) com o apoio do Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), ligada a Corregedoria-Geral da Justiça.
 
A cerimônia de premiação das melhores redações foi realizada nesta quinta-feira (25/05), Dia Nacional da Adoção, de forma híbrida, presencialmente no auditório Gervásio Leite, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e de forma virtual pela plataforma Microsoft Teams e pelo canal do TJMT no Youtube. O coral Canto e Encanto da Escola municipal Salvelina Ferreira, de Várzea Grande, regido pelo professor Uilson brindou os participantes do evento com apresentação.
 
Estudantes do 6º ao 9º ano de escolas públicas e privadas de todo o Estado inscreveram 142 redações sobre a temática: “Adoção: de repente uma família”. O objetivo foi sensibilizar e desmistificar o tema adoção ao público infanto-juvenil.
 
Uma das ganhadoras foi a aluna da Escola Estadual Dr. Anísio José Moreira, de São José do Rio Claro (315 km a médio-norte de Cuiabá), Daiane Mello Santos, primeira colocada na categoria 9º ano. “Foi maravilhoso ter essa experiência, não esperava pelo primeiro lugar. Conhecia a adoção, mas com o concurso pude conhecer o sentido real desse ato de amor entre pais e filhos adotivos. Um aprendizado que vou levar para o resto da minha vida”, afirmou.
 
O sentimento de alegria foi compartilhado com a aluna da mesma escola e a segunda colocada na categoria 8º ano, Raphaela de Paula. “Estava bem ansiosa e foi uma sensação muito legal escutar a minha redação sendo lida. Com esse concurso pude me aprofundar sobre adoção e conhecer esse ato de amor. Estou muito feliz”, disse.
 
A aluna do Colégio Fênix de Cuiabá, Letícia Cavalcante de Abreu, terceira colocada na categoria 6º ano, também destacou a oportunidade de aprendizado. “Antes do concurso conhecia muito pouco sobre adoção, para produzir a redação foi preciso estudar e ler mais sobre o tema e o que aprendi foi como a adoção muda vidas e é importante para sociedade. Amor acima de tudo”, pontuou.
 
Para a professora do Colégio Salesiano São Gonçalo, Ana Paula Braz, a proposta da Ampara e do concurso de redação foi importante não só pelo processo da escrita, mas para levar aos alunos o desafio de pesquisar e se informar sobre o assunto. “A adoção não está presente no dia a dia de muitos, então foi preciso estudar, discutir o tema o que repercutiu nas duas redações premiadas do Colégio com os alunos Fernando Colombiano, do 8° ano, e a Mariana Joaquim, do 9° ano. Cumprindo assim com o propósito maior de fomentar e desmistificar a adoção”.
 
“Queremos levar conhecimento às crianças, adolescentes e aos professores sobre como se dá a constituição da família por adoção, trabalhando para desmistifica-la, e consequentemente diminuir o preconceito. E lendo as redações vemos muitos mitos e desinformações e o mais importante, com esse concurso conseguimos impactar essas crianças, adolescentes e suas famílias de uma maneira positiva. Queremos agradecer a todos que participaram e que ajudam a divulgar essa causa”, afirma a presidente da Ampara, Daisy Guilem.
 
Para a secretária-geral da Ceja, Elaine Zorgetti Pereira, foi muito gratificante celebrar Dia Nacional da Adoção com a premiação do concurso de redação. “Falar de adoção, principalmente no dia de hoje, levar conhecimento para toda sociedade sobre o procedimento legal da adoção e desmistificar todos os mitos é um trabalho diário e essencial. A adoção é um assunto muito importante e que precisa ser esclarecido e amplamente discutido, desde cedo. Atualmente Mato Grosso conta com 548 pretendentes habilitados a adotar e 57 crianças disponíveis para adoção, de um total de 517 acolhidas Ou seja, ainda temos muito que trabalhar nesse assunto”, apontou.
 
A secretária de Estado de Assistência Social, Grasielle Bugalho, representante no evento da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, ressaltou o amor envolvido na adoção. “Parabenizo a Ampara, o Tribunal de Justiça e a Ceja por esse trabalho essencial na adoção. Além das escolas e dos alunos que toparam participar desse concurso. Ao longo da minha carreira trabalhei no Lar da Criança e acompanhei processos de adoção. Só tenho a dizer que é um amor que não cabe no peito, tanto dos pais quanto das crianças. Ao levarmos esse assunto para dentro da escola, mostra-se que não importa se o filho é biológico ou adotado. O que importa é o amor”.
 
Premiação – Uma comissão julgadora avaliou as redações segundo os critérios: criatividade e originalidade; adequação ao tema; coerência (clareza e organização de ideias – introdução, desenvolvimento, conclusão); ortografia, acentuação, pontuação e concordância; apresentação estética e ausência de borrões e/ou rasuras. Sendo que o primeiro colocado de cada categoria ganhou R$ 500 reais, o segundo R$ 250 e o terceiro R$ 150,00.
 
Confira os alunos ganhadores
6º ano:
1º – Heonia Kilin – Escola Estadual Campos Massapé de Primavera do leste;
2º – Anna Elivia Severo de Andrade – Colégio Prudente de Campos de Cuiabá;
3º – Letícia Cavalcante de Abreu – Colégio Fênix de Cuiabá.
 
7° ano
1° – Ana Vitória Ferreira Cantuário – Escola Estadual Antônio Grohs de Água Boa;
2º – Rayssa Miller da Silva – Escola Municipal Darcy Ribeiro de Guarantã do Norte;
3º – Mariany Ferreira Araújo – Escola Estadual Cinco de Abril de São José do Xingu.
 
8º ano
1° – Fernando Gabriel Butters Colombiano – Colégio Salesiano São Gonçalo de Cuiabá;
2º – Raphaela de Paula – Escola Estadual Dr. Anísio José Moreira de São José do Rio Claro;
3º – Grazielly Conceição Duarte de Souza – EMEB Professora Sueli Olmira Pereira de Guarantã do Norte.
 
9° ano
1° – Daiane Mello Santos – Escola Estadual Dr. Anísio José Moreira de São José do Rio Claro;
2º – Mariana Dias de Souza Joaquim – Colégio Salesiano São Gonçalo de Cuiabá;
3º – Higor Rodrigues dos Anjos – Escola Estadual Pedro Borges de Colniza.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Imagem colorida da abertura do evento mostrando participantes de forma presencial, e no telão, os que acompanham virtualmente. Foto 2: Imagem colorida da entrega simbólica do prêmio a uma das estudantes que teve bom desempenho com a redação.
 
 
Larissa Klein
Assessoria de imprensa CGJ-TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

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MATO GROSSO

Mato Grosso ocupa 4º lugar na promoção da educação étnico-racial nas escolas, segundo MEC

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Mato Grosso é, mais uma vez, destaque nacional na educação pública. O Estado ocupa o 4º lugar no ranking de Promoção da Equidade Racial na Educação com uma média de 65,9 pontos, muito acima da média brasileira de 48 pontos. Os dados foram divulgados no início desta semana, pelo Ministério da Educação (MEC), como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

Na frente de Mato Grosso, aparecem os Estados de Rondônia (66.5 pontos), Distrito Federal (66,9) e Ceará (66,1).

Para a elaboração do ranking, o MEC formulou o índice Erer (Educação para as relações étnico-raciais), que avalia ações implementadas para a formação de professores, gestão escolar, material didático e financiamento para a educação étnico-racial das escolas das redes estaduais e municipais de ensino do país.

É a primeira vez em que um instrumento de análise dessas políticas educacionais é elaborado desde a criação da Lei nº 10.639/2003 (mais tarde alterada pela Lei nº 11.645/2008), que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.¿

Segundo o diagnóstico, 16 das 27 redes estaduais de ensino (59,3%) disseram levar em consideração o efeito do racismo no desempenho dos alunos ou formular políticas para combater as desigualdades na aprendizagem. Já entre os municípios, 58,6% disseram levar isso em conta.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado reflete as ações que valorizam a diversidade e combatem a discriminação como parte do Programa EducAção 10 Anos e da Política Antirracista desenvolvida em todas as 648 escolas da Rede Estadual, que incluem 05 unidades quilombolas e 70 indígenas.

“Fazemos uma abordagem da temática étnico-racial de forma transversal e contínua no currículo escolar ao longo de todo o ano letivo nas unidades escolares do estado”, disse.

Ações da Seduc

Em Mato Grosso, as ações de educação étnico-racial estão alinhadas à Política Antirracista e foram incorporadas aos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas. Como apoio pedagógico, estão disponíveis em formato online o Caderno Pedagógico, as eletivas Ciências e Saberes Quilombolas Educação Escolar Quilombola e o Caderno Pedagógico: Educação Escolar Quilombola para os anos finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

Em 2024, a Seduc ofertou 340 horas em 15 cursos de formação a profissionais atuantes em todas as funções, sendo 03 deles em que a temática central foi equidade. Nos demais, o tema foi trabalhado de maneira indireta com focos similares ou complementares, atendendo mais de 25 mil servidores, o que representa 70% da rede.

Alan Porto destacou também que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai lançar, na primeira semana de dezembro, a cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”. O material será disponibilizado em formato online e marcará um momento estratégico para desassociar o tratamento dessa temática exclusivamente ao mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Outra ação nesse sentido, que está em andamento, é o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e o MEC. Serão ofertadas 3.750 vagas gratuitas. As inscrições encerram-se no dia 15 de dezembro de 2024, e a aula inaugural será realizada no dia 05 de dezembro, com transmissão pelo YouTube.

Para o ano de 2025, a Seduc também planejou um cronograma de ações com encontros presenciais e virtuais para reforçar a importância de integrar essas temáticas às práticas pedagógicas de maneira contínua e efetiva.

“Com isso, a rede estadual de ensino reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, plural e consciente, promovendo o letramento racial e valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas, conforme determina a legislação vigente. Uma realidade que começa na matrícula com a declaração de raça dos estudantes, garantindo informações completas e atualizadas”, conclui Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

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