Começou nesta terça-feira (22.08), em Sinop, o Mutirão Ambiental Médio Norte, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com atendimentos sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Sinop e segue até sexta-feira (25.08).
A secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, que abriu o evento com uma palestra sobre o CAR em Mato Grosso, destacou que este é o momento para os produtores tirarem dúvidas diretamente com a Sema. Durante o atendimento, o órgão ambiental vai consultar a situação de cada Cadastro.
“O atendimento será personalizado. Estamos fazendo com que a Sema possa estar próxima do produtor rural. Talvez ele não tenha condições de ir até a Cuiabá para poder ser atendido lá, e nós vamos mostrar aqui, presencialmente, a situação da análise de cada CAR e mostrar o que precisa ser feito para que ele obtenha a regularidade ambiental”, explicou a secretária.
A principal recomendação é que o produtor acompanhe o CAR e faça a complementação ou correção de informações e pendências o mais breve possível, evitando, assim, a suspensão do Cadastro e aumentando o número de validações.
Do total, cerca de 20 mil cadastros estão suspensos, 24 mil aguardam a resposta de pendências por parte dos responsáveis técnicos. Nos últimos quatro anos e meio foram analisados 70 mil cadastros e 9 mil foram validados.
Esta é a quarta edição do evento neste ano e a Sema já colhe os resultados, com o aumento da adesão ao CAR após o início dos atendimentos. O Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR) já recebeu quase 5 mil novos cadastros na base de dados, chegando a 140 mil cadastros.
“Hoje eu espero que com essas ações que a Sema está desenvolvendo nós tenhamos soluções definitivas para o problema que afeta a todos nós”, afirma o vice-presidente da Famato e presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson José Redivo.
Mutirão Ambiental Médio Norte
O primeiro dia é voltado para atender aos municípios de Cláudia, Marcelândia e União do Sul; no dia 23 de agosto para Santa Carmem e Sinop e 24 de agosto para Feliz Natal e Vera. No dia 25 de agosto o atendimento será livre para todos os municípios da região. A Sema também atende o SIMCAR Assentamentos nesta terça-feira (22).
O evento é realizado pelo Sindicato Rural em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e prefeituras dos municípios envolvidos.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística informa que o trânsito no trecho do Portão do Inferno, na MT-251, foi novamente bloqueado, às 11h30 desta sexta-feira (22.11), em razão do retorno da chuva intensa no local.
A interrupção do trânsito segue o protocolo de segurança estabelecido pelo Governo do Estado, como forma de prevenir deslizamentos e evitar acidentes. Na última hora foram registrados mais de 30 milímetros de chuva na região.
A rodovia só poderá ser reaberta após o fim da chuva, com uma vistoria feita por equipe técnica e avaliação sobre a quantidade de água que caiu no local. Não há previsão no momento.
Enquanto a rodovia estiver interditada, a rota alternativa indicada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) para os motoristas que desejam transitar entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, é seguir pela BR-163/070 e até Campo Verde e depois pelas MTs-140 e 251 até Chapada.