A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou, entre terça-feira (08.10) e quinta-feira (10.10), a formação em Educação Ambiental para conselheiros e comunidades do entorno do Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade (a 521 km de Cuiabá).
Participaram do curso representantes da Prefeitura Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade, de comunidades tradicionais quilombolas, dos povos indígenas da região, além de guias de turismo, professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso, Polícia Militar e lideranças socioculturais do município.
O objetivo da iniciativa foi sensibilizar os participantes a se tornarem multiplicadores em educação ambiental para a construção de sociedades sustentáveis.
“A didática foi dinâmica e participativa. Aprendi quais são os meus deveres, obrigações, responsabilidades e a forma correta de colocar em prática. Vi como é importante respeitar o parque estadual”, disse a participante Maria Laura Cuellar Lopez.
A secretária de Turismo de Vila Bela da Santíssima Trindade, Rayane Mara Batista, que também participa do conselho consultivo do parque, destacou que o mundo vive uma crise climática ambiental com muita desinformação. “O curso colocou o parque como foco para todas as ações de educação ambiental que possibilita mais conhecimento popular de como podemos cuidar e preservar o meio ambiente como um todo”, apontou.
A superintendente de Educação Ambiental e atendimento ao cidadão da Sema, Juliana Carvalho, frisou que o curso promoveu aprendizagem e compartilhamento de ideias, além de discussões de propostas em educação ambiental a serem desenvolvidas a favor da unidade de conservação.
“Por meio de atividades participativas e dialogadas, os conselheiros refletiram sobre como cada segmento pode contribuir para a conservação da geobiodiversidade do Parque Serra Ricardo Franco, além de discutirem seus direitos e deveres enquanto conselheiros. No segundo módulo, os participantes irão apresentar um projeto de educação ambiental para solucionar um dos problemas ambientais do Parque identificado pelo grupo”, avaliou.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.
No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.
No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.
Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.
Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.
Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.
Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.