Connect with us

MATO GROSSO

Sema oferta curso de atualização sobre o sistema de Cadastro Ambiental Rural

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) está com inscrições abertas para a qualificação de atualização do Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), que acontecerá entre os dias 08 e 31 de julho, na modalidade assíncrona (aulas gravadas). O objetivo é atualizar os profissionais que cadastram projetos de regularização ambiental junto ao sistema.

As inscrições podem ser realizadas até 05 de julho, neste link.

Nesta qualificação, os profissionais irão ampliar o conhecimento sobre as especificidades do Simcar e os entendimentos técnicos e jurídicos adotados pelo órgão em todas as etapas da regularização ambiental.

A secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, explica que o curso foi realizado no ano passado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e, agora, ele será novamente apresentado, no formato aulas gravadas.

“Os inscritos irão se qualificar e esclarecer dúvidas referentes a configuração do Cadastro Ambiental Rural. Na prática, será uma qualificação que vem para auxiliar os profissionais a confeccionar o melhor projeto a terem menos pendencias e dúvidas”.

A gestora reforça que já está preparando uma vídeo-aula do CAR Digital com todas as informações pertinentes e dessa maneira auxiliar os técnicos no entendimento da aplicação do Código Florestal Brasileiro junto as propriedades rurais no Estado.

“Será uma qualificação bem didática, aba por aba e como deve ser elaborado os arquivos e quais documentos necessários para anexar no processo do CAR”.

A qualificação tem como público-alvo os responsáveis técnicos de todo estado que trabalhem diretamente com o Simcar. Além das atualizações, analistas da Sema apresentarão também os entendimentos técnicos e jurídicos adotados pelo órgão na implementação das políticas públicas de regularização ambiental.

Com 22h de carga horária, serão certificados os participantes que assistirem às aulas, realizarem atividade avaliativa disponível na plataforma Google Sala de Aula e obtiverem nota mínima. O requisito é ter conhecimento em ferramentas de gestão de informações geográficas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora