Connect with us

MATO GROSSO

Sema debate mudanças climáticas e importância da gestão das águas na Amazônia Legal em evento no Tocantins

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participa do V Encontro do Grupo Técnico Agenda Azul da Amazônia Legal Brasileira, que aborda a importância da Política de Recursos Hídricos e da gestão das águas na região amazônica. Com o tema Mudança Climática e Recursos Hídricos, o evento começou na quarta-feira (10.04) e segue até esta sexta-feira (12.04), em Palmas, Tocantins.

Realizado pelo Governo do Tocantins, o evento reúne técnicos e representantes dos Estados que compõem a Amazônia Legal.

“Esse encontro fortalece a gestão de recursos hídricos na região amazônica. Essa união de esforços técnicos é para que a gente não venha a sofrer no futuro grandes problemas e para evitar surgimento de conflitos futuros em relação a disponibilidade de água”, explica o superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Noquelli, que representa a secretaria no evento. 

Na quarta-feira (10) foram debatidos temas sobre a gestão de recursos hídricos, atuação dos comitês de bacia na preservação dos recursos hídricos e mudanças climáticas. Apresentaram palestras a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Secretarias de Meio Ambiente dos Estados de Mato Grosso, Tocantins e Acre.

Na quinta (11) as apresentações continuaram com os Estados do Pará, Roraima e Tocantins e foi realizada a deliberação final referente aos documentos elaborados. A agenda se encerra nesta sexta com a visita técnica no Parque Estadual do Lajeado.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil cumpre sete prisões preventivas contras executores e mandantes de homicídios em Apiacás

Publicado

em

Por

A Delegacia de Apiacás deflagrou, nesta sexta-feira (01.11), a Operação Top Gun – Maverick para cumprir sete mandados de prisões preventivas contra mandantes e executores de dois homicídios ocorridos neste ano, no município.

Os homicídios foram registrados nos meses de julho e setembro. Parte dos mandados da operação foi cumprida em unidades prisionais do Estado, onde os alvos já estavam detidos por outros crimes. Outros foram presos nas cidades de Tabaporã e Apiacás.

O principal alvo, que dá nome à operação, foi preso na cidade de Tabaporã. Na mesma cidade, também foram cumpridas outras duas prisões, todas relacionadas à execução de Joele Pereira dos Santos, de 34 anos, ocorrida em setembro.

Outro investigado pela morte de Joele dos Santos foi preso na cidade de Apiacás. Com ele, foram apreendidas porções de entorpecentes. Por isso, ele foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Foram apreendidas porções de maconha e cocaína, além de uma balança de precisão.

Já os mandantes do homicídio de Cristian de Paula da Silva, de 18 anos, assassinado em julho, tiveram as prisões cumpridas em Cuiabá. Eles já estão detidos por crimes anteriores. Um mandado foi cumprido na Penitenciária Central do Estado, e outro na Penitenciária Ana Maria do Couto May. Outro envolvido no homicídio do jovem teve o mandado cumprido na cadeia pública de Alta Floresta.

A Operação Top Gun contou com a participação e apoio da Delegacia de Tabaporã, e da Gerência de Polinter e Capturas no cumprimento dos mandados de prisão.

Vítimas

Cristian de Paula da Silva, de 18 anos, foi morto em julho deste ano. O corpo foi encontrado às margens da estrada Santa Rosa, após diligências realizadas no dia 5 de julho para localizar a vítima.

As diligências iniciaram depois do registro de desaparecimento. A Polícia Civil descobriu que ele estava sendo mantido em um sítio da cidade, onde foi vítima de salve de membros da facção criminosa. Um casal foi detido na ocasião, flagrados com as roupas sujas de sangue. Ambos confessaram que haviam acabado de matar Cristian e revelaram onde esconderam o corpo.

No sítio, foram apreendidos a faca utilizada para matar a vítima e dois tabletes de maconha.

O corpo de Joele Pereira dos Santos foi encontrado, no dia 12 de setembro deste ano, em uma estrada na zona rural de Apiacás. Ela estava desaparecida desde o dia 9 do mesmo mês, após sair de casa e seus familiares não conseguirem mais contato. A Delegacia de Apiacás foi acionada depois de um morador encontrar o corpo da vítima quando passava pela estrada.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora