Connect with us

MATO GROSSO

Sema atende 115 proprietários rurais e responsáveis técnicos durante Mutirão Ambiental de Tangará da Serra

Publicado

em

As equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) atenderam 115 proprietários rurais e responsáveis técnicos durante o Mutirão Ambiental CAR Digital, em Tangará da Serra, sobre 250 Cadastros Ambientais Rurais. O evento foi organizado pelo Sindicato Rural de Tangará da Serra, abrangendo os municípios de Tangará da Serra, Sapezal, Campos de Júlio, Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Nova Maringá, São José do Rio Claro e Diamantino, e terminou nesta quinta-feira (26.09),

Os analistas ambientais da Sema tiraram dúvidas sobre a validação do registro ambiental das propriedades e nove CARs foram validados ainda durante o mutirão. Esse foi o caso de Gilberto Alves Camargo, do Assentamento Vale do Sol 2, em Tangará da Serra, que possui uma propriedade de quatro hectares e, em menos de 24 horas, conseguiu receber o seu CAR e Autorização Provisória de Funcionamento (APF), podendo assim investir em sua propriedade, buscando financiamentos bancários e realizando vendas dos produtos cultivados.

“Dentro do assentamento muitas pessoas desistem pela dificuldade. A gente nasceu e se criou dentro da roça, a vontade é produzir, ter qualidade e quantidade de produto que possa estar colocando no mercado. Não sabia por onde começar mas cheguei aqui e conversei com a pessoa certa, que fez isso aqui acontecer, para que de fato o pequeno produtor seja visto como um trabalhador que gosta de ver a produção sair boa. A vontade da gente é essa, mas quando não tem o lado técnico que pode ajudar, essa dificuldade é imensa”, destacou o pequeno empreendedor rural.

A secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, agradeceu a equipe da Sema pelo empenho e comprometimento em Tangará da Serra e destacou a importância do mutirão e a solidificação da posição da secretaria nos municípios.

“Demonstra que a Sema e a equipe estão comprometidos com relação ao Cadastro Ambiental Rural, juntamente com as instituições, os responsáveis técnicos e os produtores. O caso do senhor Gilberto, que saiu com o CAR validado e a APF emitida, que era um sonho que ele tinha de tantos anos, demonstra que aqui, com a ajuda de todos, é possível fazer, basta que as entidades e as instituições realmente fiquem próximos desse pequeno produtor”, ponderou.

Mutirão CAR Digital

O CAR Digital é um projeto único no Brasil, 100% automatizado para a análise dos cadastros de imóveis rurais do Estado. O sistema utiliza a tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o CAR aprovado pela Sema, trazendo mais agilidade em todo o processo.

O objetivo dos analistas durante o mutirão é instruir o produtor rural e o responsável técnico para analisar o CAR Digital confeccionado pela Sema e avaliar o seu cadastro ambiental rural para poder realizar a validação.

O evento foi aberto com a palestra “CAR Digital” – Oportunidades e Desafios da Regularização Ambiental em Mato Grosso, ministrada pela secretária adjunta Luciane Bertinatto. Também foi realizada uma roda de conversa com os responsáveis técnicos dos municípios inseridos no Mutirão Ambiental CAR Digital.

O evento teve a parceria da Sema, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Mato-grossense de Carne (Imac) e JBS.

Também apoiaram o evento o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tangará da Serra e a Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema no município.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil prende homem foragido da Justiça do Estado de Minas Gerais

Publicado

em

Por

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Guarantã do Norte, prendeu, nesta quinta-feira (21.11), um homem com mandado de prisão expedido pela Justiça do Estado de Minas Gerais.

O foragido vinha sendo procurado pelo crime de tráfico de drogas, após ser preso na cidade de Uberlândia (MG) com entorpecentes trazido do Paraguai.

Na época dos fatos ele foi preso em flagrante, mas foi colocado em liberdade condicional mediante uso de tornozeleira eletrônica.

No entanto, o homem rompeu o equipamento e fugiu. Diante da conduta, ele acabou tendo a prisão decretada pelo rompimento de tornozeleira eletrônica e pelo tráfico de drogas.

Ao ser localizado pelos policiais civis em Guarantã do Norte, ele foi conduzido para as providências cabíveis e colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora