Connect with us

MATO GROSSO

Selo ECOnomia Legal é entregue aos setores mais sustentáveis do Judiciário de Mato Grosso

Publicado

em

As comarcas, coordenadorias e gabinetes de desembargadores mais sustentáveis do Tribunal de Justiça de Mato Grosso foram reconhecidos com o selo ECOnomia Legal durante o VIII Encontro de Sustentabilidade, realizado na quinta-feira (17 de agosto), no auditório Gervásio Leite, em Cuiabá. O evento foi promovido pelo Núcleo de Sustentabilidade do Poder Judiciário estadual e pela Coordenadoria de Planejamento do TJMT.
 
Os selos de reconhecimento Excelência, Diamante, Ouro, Prata e Bronze foram concedidos aos setores que tiveram os melhores desempenhos nos índices de energia elétrica, água e esgoto, impressão, água envasada, copos descartáveis, impressão em papel, frota (manutenção, aluguel e combustível) e telefonia (fixa e móvel).
 
A presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, explicou que essa espécie de gincana criou uma competitividade saudável entre os todos os servidores para fomentar a mudança de hábitos individuais que afetam a coletividade.
 
“Quando a gente tem uma meta mais visível, um objetivo mais tangível, é mais fácil que novos hábitos sejam introduzidos na nossa rotina. E isso está bastante consolidado dentro do Poder Judiciário e se transformou num hábito para a maioria, mas que ainda requer cuidado, premiação, estímulo, incentivo e, principalmente, uma política permanente nesse cuidado, com ações educativas voltadas a todos os servidores”, disse a presidente.
 
A juíza coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Viviane Brito Rebello, destacou que a competição traz conhecimento, engajamento e que segue todos as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
“Esse prêmio é importante para reconhecer o esforço que é feito pelas comarcas, servidores e magistrados na busca de atuar de forma sustentável. Estamos reforçando o compromisso do Poder Judiciário de Mato Grosso com a sustentabilidade em tudo que ela implica. Quero exaltar todos que se empenham dia após dia para que a gente tenha sustentabilidade e consiga garantir que o Judiciário seja exemplo de sustentabilidade não somente no estado, mas também no país”, explicou a magistrada.
 
Premiação – O período de monitoramento de despesas para a concessão dos selos ocorreu entre os meses de novembro de 2022 a junho de 2023 e seguiu as orientações que regem os Índices de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) preconizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A metodologia aplicada a partir desta edição vai medir os IDS por área administrativa e por comarca com o foco na melhoria do meio ambiente e não somente focado na redução de custos do Judiciário.
 
Ao todo, foram 60 coordenadorias, comarcas e gabinetes de desembargadores receberam o Selo de Reconhecimento. O gabinete da desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho foi reconhecido com o Selo Ouro, mostrando que toda a equipe está alinhada na redução do desperdício.
 
“No meu gabinete, toda a equipe já mudou os seus hábitos. Todos passamos a aderir ao copo ou caneca individual para tomar água, reduzimos ao máximo as impressões desnecessárias e também houve um esforço conjunto para acabar com o desperdício de água no banheiro”, declarou a desembargadora.
 
A gestora administrativa Carina Ana de Oliveira, representante da Comarca de Paranaíta veio até a sede do Tribunal de Justiça de receber o Selo Diamante de reconhecimento à sustentabilidade na categoria comarca.
 
“Nós somos muito unidos na nossa comarca e estávamos trabalhando firme para conseguir reduzir o consumo e o desperdício em todas as áreas. Graças a Deus formos reconhecidos por essa união e colaboração de todos os servidores em prol de um meio ambiente mais sustentável”, agradeceu Carina.
 
Outra comarca que também foi reconhecida com o Selo Diamante foi a de Porto Esperidião. O servidor Rafael Soares foi o representante do Fórum e elogiou a iniciativa do TJMT em reconhecer as ações de sustentabilidade no 1º e 2º grau.
 
“Estamos muito felizes em ser reconhecidos com o Selo Diamante e ver como o Tribunal de Justiça está cada vez mais preocupado com um meio ambiente sustável é muito incentivador. A preocupação ambiental e com a economicidade é um dever de todos nós”, disse Rafael.
 
Veja abaixo a lista dos ganhadores:
 
Categoria Gabinetes de Desembargadores
 
Selo Excelência
– Gabinete Desembargador Luiz Carlos da Costa
 
Selo Diamante
– Gabinete Desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha
 
Selo Ouro
– Gabinete Desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira;
– Gabinete Desembargadora Nilza Maria Possas de Carvalho.
 
Selo Prata
– Gabinete Desembargadora Maria Helena Barros;
– Gabinete Desembargador Paulo da Cunha;
– Gabinete Desembargador Pedro Sakamoto.
 
Selo Bronze
– Gabinete Desembargadora Serly Marcondes Alves;
– Gabinete Desembargadora Maria Helena Gargalione Póvoas;
– Gabinete Desembargador Rui Ramos Ribeiro;
– Gabinete Desembargador Gilberto Giraldelli;
– Gabinete Desembargador Luiz Ferreira da Silva;
– Gabinete Desembargador Márcio Vidal.
 
Categoria Áreas Administrativas
 
Selo Excelência
– Coordenadoria de Planejamento
Selo Diamante
– Coordenadoria Financeira
 
Selo Ouro
– Vice-diretoria-geral;
– Diretoria-geral.
 
Selo Prata
– Coordenadoria de Controle Interno;
– Coordenadoria de Comunicação.
 
Selo Bronze
– Vice-presidência;
– Coordenadoria Judiciária;
– Escola Superior da Magistratura – Esmagis
 
Categoria Comarcas
 
Selo Excelência
– Feliz Natal
 
Selo Diamante
– Nova Canaã do Norte;
– Juscimeira;
– Paranaíta;
– Porto Esperidião;
 
Selo Ouro
– Jauru;
– Apiacás;
– Cuiabá;
– Juara;
– Sorriso;
– Sinop
 
Selo Prata
– Campinápolis;
– Nobres;
– Cláudia;
– Dom Aquino;
– Marcelândia;
– Tabaporã;
– Itaúba;
– Vera;
– Sapezal;
– Ribeirão Cascalheira
 
Selo Bronze
– Alto Garças;
– Novo São Joaquim;
– Araputanga;
– Itiquira;
– Cotriguaçu;
– Pedra Preta;
– Poconé;
– Querência;
– Guiratinga;
– Alto Taquari;
– Comodoro;
– Brasnorte;
– Nova Ubiratã;
– Vila Rica;
– Mirassol d’Oeste;
– Tapurah;
– Nortelândia
 
#Paratodosverem Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem:
Foto 1: Presidente Clarice Claudino fala ao microfone, atrás de um púlpito de madeira. Ela usa um blazer rosa pink, uma blusa branca e calça preta, colar de pérolas. Foto 2: Juíza Viviane Brito Rebelo, desembargadora Nilza Maria Possas de Carvalho e presidente Clarice Claudino da Silva. As três estão lado a lado e a desembargadora Nilza segura o certificado com o selo de reconhecimento, todas sorriem. A juíza Viviane está com uma camisa de manga longa da cor verde, ela é uma mulher de cabelos brancos e curtos. A desembargadora Nilza tem cabelos longos e loiros e usa um blazer cinza. A presidente Clarice tem cabelos curtos e loiros, usa um blazer pink e brincos e colar de pérolas. Foto 3: Juíza Viviane, gestora Carina Ana de Oliveira e presidente Clarice. As três estão lado a lado e a gestora Carina segura o certificado com o selo de reconhecimento, todas sorriem. A gestora Carina é uma mulher negra, de cabelos longos e pretos, amarrados em um rabo de cavalo alto. Ela usa um vestido preto social. Foto 4: Juíza Viviane, servidor Rafael Soares e presidente Clarice. Os três estão lado a lado e o servidor Rafael segura o certificado com o selo de reconhecimento, todos sorriem. Rafael é um homem de cabelos curtos e cacheados, usa óculos e está com uma camisa social azul.
 
Leia matérias relacionadas:
 
 
 
 
Laura Meireles/ Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Pagamento de 1/3 de férias de contratados: Governo de MT encontra solução para impasse que durava 40 anos

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (18.09), o Decreto nº 656, que regulariza o pagamento de 1/3 de férias para servidores contratados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com um investimento de R$ 26 milhões, o Estado põe fim a uma reivindicação que já durava cerca de 40 anos.

Mauro Mendes disse que era um direito conquistado, mas que, infelizmente, foi negligenciado por gestões anteriores gerando inúmeras demandas judiciais, além de uma dívida enorme. O governador destacou que para dar maior celeridade aos processos judiciais em andamento que tratam do pagamento de 1/3 de férias retroativas dos professores temporários da educação básica, assinou o decreto em cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estamos reconhecendo esse direito e aplicando o que é correto. Além de regularizar o pagamento correspondente a 1/3 das férias dos professores temporários, o Governo também implementará uma extensão do decreto para servidores temporários contratados em outras áreas da Seduc. Todos os professores no regime temporário vão ter esse direito reconhecido e pago nas próximas oportunidades”, explicou.

Na avaliação da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, todas as partes estão de parabéns porque não vão mais precisar litigar para receber esse direito. “É muito bom ter um governador que tem essa sensibilidade. Precisamos reconhecer o esforço dos nossos gestores. Dos que fazem o que tem que ser feito. Esses registros ficam na nossa memória para sempre, porque são cerca de 25 mil processos que teremos condição de liquidar positivamente. É momento de celebração”, completou.

A solenidade teve representantes de todos os poderes e o deputado estadual Valmir Moretto falou em nome do Legislativo. “A Assembleia não mediu esforços para contribuir com a solução de um tema tão relevante como esse. Nada mais justo do que atender um pedido dos nossos professores. É com esse trabalho que vamos ficar entre as redes mais bem avaliadas no País. Vamos colocar Mato Grosso no cenário que o Estado realmente merece”, falou o parlamentar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a sensibilidade ao resolver o problema que se arrastava há décadas. “É uma gestão de eficiência que está fazendo uma transformação na educação e garantindo a valorização profissional necessária para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino e na aprendizagem. Esse decreto assinado hoje impactou, certamente, na vida dos servidores da educação”.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) contribuiu com o processo de resolução do pagamento aos servidores da Educação, tanto na elaboração do Decreto e do Termo de Cooperação, do sistema que irá gerir os pedidos de quitação de valores, entre outras soluções, como explica o chefe da pasta, Basílio Bezerra.

“Após detectarmos e analisarmos a dimensão da situação e o nível de importância de propor uma solução, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos na construção de soluções, para garantir aos servidores o que lhes é de direito. A Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag está finalizando um sistema para que o servidor faça o processo de solicitação do pagamento. Esse sistema estará disponível dentro do Portal do Servidor, garantindo transparência e celeridade ao processo”, ressalta o secretário Basílio.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE), professor Fábio Bernardo da Silva, destacou a atuação no estado em resolver uma demanda que se arrastaa por décadas. “Esse é um marco histórico não só para os profissionais, mas para toda a população que recebe os serviços da Educação”, diz.

Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o Procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o Corregedor-Geral do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva; a desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMT, Antônia Siqueira Gonçalves; entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora