Connect with us

MATO GROSSO

Seletivas para 1º Campeonato de MCs do Festival Vambora movimentam cidades de MT

Publicado

em

O Festival Vambora, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), está movimentando Mato Grosso com as seletivas para o 1º Campeonato de MCs, que acontecerá durante o evento no final de setembro deste ano. Para selecionar os artistas, estão sendo realizadas seletivas em oito municípios mato-grossenses e a próxima eliminatória será nesta quinta-feira (10.08), às 20h, na pista de skate Thiago Pereira, em Primavera do Leste.

O festival celebra a cultura hip-hop com grandes nomes da cena nacional e panorama representativo da música produzida no estado.

“É um evento que ajuda a fortalecer nossa cultura, promovendo artistas mato-grossenses e oferecendo uma programação acessível e de qualidade à nossa população. E agora com o campeonato de MCs alcança e agita as periferias de várias partes do Estado”, comenta o secretário da Secel, Jefferson Neves.

No 1º Campeonato de MCs do Festival participam 32 artistas selecionados que competem pelo prêmio de R$ 2 mil. As duas primeiras seletivas de MCs foram realizadas em Sinop e em Cuiabá.

A capital mato-grossense volta a receber as Batalhas, a partir de sexta-feira (11.08), às 21h, na Praça da Mandioca. Divididas por regiões da cidade, as eliminatórias cuiabanas acontecem também no domingo (13.08), às 18h, na praça do CPA, e às 19h, no bairro Jardim Imperial.

Até o dia 31 de agosto, as seletivas seguem nos municípios de Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande. As inscrições são realizadas no local das batalhas, por ordem de chegada – confira no final da agenda completa das Batalhas.

A programação do Festival começa no dia 28 de setembro, com o Matriz Cypher – um campeonato de breaking, show de MV Bill e atrações regionais. Nos dias 29 e 30 de setembro acontecem o Campeonato de MCs e apresentações de artistas locais e nacionais.

Apesar de focar no rap e hip hop, o evento oferece uma programação com outros estilos musicais.

De acordo com produtora cultural e idealizadora do Movimento Vambora, Silvana Cordova, o diferencial da curadoria está na valorização das culturas periféricas de Mato Grosso e de novas propostas encontradas no Estado.

“Acabou que o festival ficou muito focado no hip hop porque hoje esse é o anseio maior de quem se dedica à cultura periférica. Mas temos também em nossa programação uma cobertura ampla, com bandas, artistas e DJs que trazem o rock, a MPB, o lambadão, o samba, o reggae”, explica Silvana.

Programação de shows

Com estrutura montada no estacionamento da Arena Pantanal, o 3º Festival Vambora traz para Cuiabá os shows nacionais de Criolo, Rashid e MV Bill. A programação contará ainda com apresentações de diversos artistas mato-grossenses.

Referências do rap no país, MV Bill e Rashid se apresentam nos dias 28 e 29 de setembro, respectivamente. Nesses dois dias, haverá também shows de artistas e bandas regionais, como Mariana Borealis, Power Rock Trio, Chabox, Mandala Soul, Bia Trindade, André Coruja, A Luisa Lamar, Siriri Elétrico e muitos outros.

O cantor Criolo é atração principal do último dia do Festival Vambora, 30 de setembro. Na data também se apresentam artistas de Mato Grosso, como as cantoras Pacha Ana e Estela Ceregatti, e as bandas Calorosa e O Mormaço Severino.

Os ingressos já estão sendo vendidos pela internet a preços populares. Segundo a produtora cultural Silvana Cordova, a ideia é democratizar o acesso do grande público a eventos culturais de qualidade, com estrutura de grandes festivais.

“Buscamos chegar a um valor acessível para que a população que vive do centro à periferia da capital, e também de todo estado, possa ter acesso a eventos neste formato. E, é claro, prestigiar a diversidade de artistas da nossa terra, oportunizando espaço à produção mato-grossense”, informou.

A 3ª edição do Festival Vambora é uma realização do Movimento Vambora, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Confira agenda atual de seletivas para o Campeonato de MCs:

Dia 10/08 (quinta-feira)
Primavera do Leste
Horário: 20h
Local: Pista de Skate Thiago Pereira

Dia 11/08 (sexta-feira)
Cuiabá / BT Mandi
Horário: 21h
Local: Praça da Mandioca

Dia 13/08 (domingo)
Cuiabá / BT Mirante
Horário: 18h
Local: Praça do CPA

Dia 13/08 (domingo)
Cuiabá / BT Jota
Horário: 19h
Local: Praça Vanir Ananias Pinto Paraná, bairro Jardim Imperial

Dia 15/08 (terça-feira)
Cuiabá / BT do CPA
Horário: 19h30
Local: Praça André Avelino, bairro CPA I

Dia 16/8 (quarta feira)
Cuiabá / BT do Mandys
Horário: 19h30
Local: Quadra atrás da policlínica do bairro Coxipó

Dia 18/08 (sexta-feira)
Barra do Garças
Horário: 21h
Local: Porto do Bae no Ralf

Dia 18/08 (sexta-feira)
Cuiabá / BT Federal
Horário: 20h
Local: Praça Verde da UFMT

Dia 20/08 (domingo)
Rondonópolis
Horário: 18h
Local: Parque Ecológico Escondidinho

Dia 23/08 (quarta-feira)
Várzea Grande / BT Ipase
Horário: 19h30
Local: Praça do Ipase

Dia 26/08 (sábado)
Cáceres / BT Duque
Horário: 20h
Local: Praça Duque de Caxias, bairro Centro

Dia 27/08 (domingo)
Cuiabá / BT Tijucal
Horário: 18h
Local: Praça do Tijucal, ST 2

Dia 31/08 (quinta-feira)
Cuiabá / BT Alencastro
Horário: 19h30
Local: Praça Alencastro, bairro Centro Norte

(Com informações Assessoria Festival Vambora)

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Pagamento de 1/3 de férias de contratados: Governo de MT encontra solução para impasse que durava 40 anos

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (18.09), o Decreto nº 656, que regulariza o pagamento de 1/3 de férias para servidores contratados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com um investimento de R$ 26 milhões, o Estado põe fim a uma reivindicação que já durava cerca de 40 anos.

Mauro Mendes disse que era um direito conquistado, mas que, infelizmente, foi negligenciado por gestões anteriores gerando inúmeras demandas judiciais, além de uma dívida enorme. O governador destacou que para dar maior celeridade aos processos judiciais em andamento que tratam do pagamento de 1/3 de férias retroativas dos professores temporários da educação básica, assinou o decreto em cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estamos reconhecendo esse direito e aplicando o que é correto. Além de regularizar o pagamento correspondente a 1/3 das férias dos professores temporários, o Governo também implementará uma extensão do decreto para servidores temporários contratados em outras áreas da Seduc. Todos os professores no regime temporário vão ter esse direito reconhecido e pago nas próximas oportunidades”, explicou.

Na avaliação da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, todas as partes estão de parabéns porque não vão mais precisar litigar para receber esse direito. “É muito bom ter um governador que tem essa sensibilidade. Precisamos reconhecer o esforço dos nossos gestores. Dos que fazem o que tem que ser feito. Esses registros ficam na nossa memória para sempre, porque são cerca de 25 mil processos que teremos condição de liquidar positivamente. É momento de celebração”, completou.

A solenidade teve representantes de todos os poderes e o deputado estadual Valmir Moretto falou em nome do Legislativo. “A Assembleia não mediu esforços para contribuir com a solução de um tema tão relevante como esse. Nada mais justo do que atender um pedido dos nossos professores. É com esse trabalho que vamos ficar entre as redes mais bem avaliadas no País. Vamos colocar Mato Grosso no cenário que o Estado realmente merece”, falou o parlamentar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a sensibilidade ao resolver o problema que se arrastava há décadas. “É uma gestão de eficiência que está fazendo uma transformação na educação e garantindo a valorização profissional necessária para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino e na aprendizagem. Esse decreto assinado hoje impactou, certamente, na vida dos servidores da educação”.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) contribuiu com o processo de resolução do pagamento aos servidores da Educação, tanto na elaboração do Decreto e do Termo de Cooperação, do sistema que irá gerir os pedidos de quitação de valores, entre outras soluções, como explica o chefe da pasta, Basílio Bezerra.

“Após detectarmos e analisarmos a dimensão da situação e o nível de importância de propor uma solução, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos na construção de soluções, para garantir aos servidores o que lhes é de direito. A Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag está finalizando um sistema para que o servidor faça o processo de solicitação do pagamento. Esse sistema estará disponível dentro do Portal do Servidor, garantindo transparência e celeridade ao processo”, ressalta o secretário Basílio.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE), professor Fábio Bernardo da Silva, destacou a atuação no estado em resolver uma demanda que se arrastaa por décadas. “Esse é um marco histórico não só para os profissionais, mas para toda a população que recebe os serviços da Educação”, diz.

Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o Procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o Corregedor-Geral do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva; a desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMT, Antônia Siqueira Gonçalves; entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora