Connect with us

Cuiabá

Seleção do Rei Momo, Rainha e Cidadãos do Samba da Folia Cuiabana 2024 segue até sexta-feira (26)

Publicado

em

A programação da Edição da Folia Cuiabana 2024 já começou em ritmo acelerado. Os candidatos que irão compor a corte carnavalesca da capital estão participando do concurso para a escolha do Rei Momo, Rainha e Cidadãos do Samba, que farão a alegria dos foliões que permanecerão na cidade durante as festas de momo. A seleção, que começou nesta quarta-feira (24), seguirá até sexta (26), das 08 às 19h, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Com muito samba no pé, Eduardo Farias, 42 anos, é vendedor de açaí no dia a dia e participa de grupos de dança de gafieira. Sempre que pode, sai para dançar e se divertir. Sempre muito animado nas ruas da grande região do CPA, local onde reside e trabalha, quando ficou sabendo da seleção para Rei Momo, ficou um pouco em dúvida, mas decidiu se arriscar. “Gosto muito da dança. Sempre tive vontade, mas nunca a coragem e determinação para encarar uma competição. Vou fazer o melhor e provar que, se escolhido for, farei bonito na passarela e representarei Cuiabá da melhor forma possível”, disse Eduardo.

Victor Douglas, 25 anos, também se antecipou e já se apresentou no primeiro dia do Concurso promovido pela Prefeitura de Cuiabá. Ele conta que a dança o ajudou muito a superar a depressão. Desde então, há pouco mais de quatro anos, não parou mais de dançar. Profissional da beleza, Vitor disse que aguardava apenas uma oportunidade. “Chegou o meu momento de viver e quem sabe experimentar a figura de Rei Momo de Cuiabá. Estou bastante apreensivo e muito confiante. Prometo fazer valer a pena se for o escolhido entre muitos profissionais que temos na dança”, assegurou o candidato.

A inscrição para o concurso tem caráter seletivo, onde cada candidato irá se apresentar (dançar), sendo dispensado o uso de figurino. Durante esse período, será feita a seleção dos cinco melhores candidatos de cada categoria. “Estamos muito satisfeitos com as apresentações que já foram feitas. Muitos candidatos com muita desenvoltura, simpatia e boa comunicação. Esses são fatores essenciais para qualquer uma das funções, seja para Rei Momo, Rainha ou os Cidadãos do Samba”, declarou um dos membros da comissão julgadora do Concurso e representante da Diretoria de Eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Ronaldo Gouvea.

O anúncio dos membros da corte carnavalesca de Cuiabá será no lançamento oficial da Folia Cuiabana 2024, no dia 04 de fevereiro, na Praça Oito de Abril, a partir das 18h.

Totalmente gratuito, e não serão admitidas inscrições por procuração. É vedada a participação de servidores da Prefeitura Municipal de Cuiabá. O regulamento contendo todas as informações sobre o Concurso da Corte Carnavalesca, Rei Momo, Rainha e Cidadãos Samba da capital está disponível para consulta na edição da Gazeta Municipal desta segunda-feira (22), por meio da portaria de nº 004/2024.

A corte carnavalesca será composta por: 01 (um) Rei Momo; 01 (uma) Rainha; 01 (um) Cidadão Samba e 01 (uma) Cidadã Samba. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher ficha de inscrição, apresentar documentos pessoais e comprovação de residência, e, por fim, assinar termo de compromisso. A divulgação dos cinco melhores candidatos de cada categoria será conhecida nesta segunda-feira (29) por meio de publicação oficial na Gazeta Municipal.

Os vencedores deverão participar de eventos, com exclusividade, durante o período de 31 de janeiro a 31 de dezembro de 2024, bem como toda vez que forem solicitados, durante o ano de 2024, pela Prefeitura Municipal de Cuiabá. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer está localizada na Rua Barão de Melgaço, n° 3.677, centro de Cuiabá-MT.

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora