Nesta quarta-feira (02.11) é celebrado o dia estadual do conselheiro comunitário, cidadão que exerce voluntariamente o elo entre a comunidade e as forças de segurança do Estado. Em Mato Grosso existem 125 Conselhos Comunitário de Segurança Pública (Consegs). Com reuniões mensais com a população, os representantes das comunidades levam até os gestores da Segurança os problemas e apontam as melhorias necessárias.
“O conselheiro comunitário exerce papel fundamental entre a comunidade e a polícia. O Conseg é um segmento da Polícia Comunitária em que a população pode direcionar as necessidades para melhoria das ações em cada região”, explicou o gerente estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel PM Esnaldo de Souza Moreira.
Representantes da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec e prefeitura de cada municípío participam dos debates para os avanços regionais.
O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, reconhece a importância dos conselheiros comunitários e os parabeniza pela data. “Toda a política de Segurança Pública é destinada ao cidadão e ninguém melhor que um conselheiro comunitário para fazer o elo entre o Estado e o morador de cada bairro representado. É conversando e trocando ideias que construimos a segurança esperada para todos. Parabéns conselheiros de Mato Grosso pelo dia”, falou.
Já o secretário executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, ressalta que o trabalho de cada conselheiro promove avanços nas novas estratégias adotadas pela Secretaria de Segurança Pública.
“O ano de 2015 foi um marco de afirmação de uma relação transparente e direta com os Consegs. Cada conselheiro, a seu modo, contribuiu decisivamente para a elaboração das novas estratégias de segurança pública, as quais tenho certeza que estão no caminho certo e darão resultados. Um abraço a cada conselheiro pelo dia estadual que hoje se comemora”, disse Fábio Galindo.
Fonte: Governo MT – MT