Connect with us

BRASIL

Segunda semana de Brasília Design Week traz programação movimentada

Publicado

em

Segunda semana de Brasília Design Week traz programação movimentada
Pedro Reis

Segunda semana de Brasília Design Week traz programação movimentada

A Brasília Design Week (BDW) 2024 entra na sua segunda semana, trazendo uma série de eventos gratuitos que prometem agitar o cenário cultural da capital. Com exposições, feiras e mostras, a programação é diversa e acessível ao público, consolidando a cidade como um polo de inovação e criatividade no design.

No mezanino do Museu Nacional da República , duas exposições principais destacam-se: uma dedicada aos designers de Brasília e outra aos talentos nacionais, incluindo peças exibidas na Semana de Design de Milão. Sob a curadoria de Nina Coimbra e Dimitri Lociks, as mostras apresentam uma rica seleção de objetos que refletem a identidade cultural brasiliense e o design brasileiro de ponta.

A exposição “Onde o Plano Encontra a Margem”, curada por Nina Coimbra, exibe a produção de design de produto, mobiliário, gráfico e moda do Distrito Federal entre 2022 e 2024. A mostra busca revelar o potencial criativo da região, com destaque para nomes como Samuel Lamas, Rafaela Gravia, Choque Arquitetura e Aciole Felix.

banco_azulejo_ Quina Azulejaria - Onde o Plano Encontra a Margem
Banco Azulejo (Quina Azulejaria) – Onde o Plano Encontra a Margem | Foto: divulgação

Dimitri Lociks assina a curadoria da mostra “Conexão Brasília”, que explora o papel do design na economia nacional. A exposição destaca a importância das parcerias entre entidades públicas e privadas para o fomento do design e inclui trabalhos de renomados designers como Jader Almeida, Sérgio Matos e Victor Leite.

Morada Decor e Aciole - Exposição Conexão Brasília - PCDIMOB
Morada Decor e Aciole – Exposição Conexão Brasília | Foto: divulgação

Além das exposições, a Brasília Design Week 2024 oferece uma série de outras atividades. A Feira Motim, nos dias 13 e 14 de julho, e a Mostra Traços, de 10 a 19 de julho, acontecem no Anexo do Museu Nacional da República, trazendo uma diversidade de produtos e ideias inovadoras. De 9 a 12 de julho, a Mostra de Trabalho no Campo do Design da Universidade Católica e do Instituto Federal de Brasília (IFB) apresenta projetos de estudantes e profissionais emergentes.

Caetana Franarin, idealizadora do projeto, ressalta a importância do evento: “Brasília inspira e expira criatividade. Não há como andar pela cidade sem se deparar com uma grande obra ou expressão artística. É preciso que nossa cidade abrace o design como caminho para seu desenvolvimento sustentável” .

Serviço:

Brasília Design Week 2024
Data: até 4 de agosto
Local: Museu Nacional da República
Exposições principais: “Onde o Plano Encontra a Margem” – curadoria de Nina Coimbra | “Conexão Brasília” – curadoria de Dimitri Lociks
Feira Motim: 13 e 14 de julho, das 16h às 22h
Mostra Traços: 10 a 19 de julho, das 9h às 18h30
Mostra de Trabalho no Campo do Design da Universidade Católica e IFB: 9 a 12 de julho, das 9h às 18h30
Mostra de Trabalho no Campo do Design da UNB e IESB: 16 a 19 de julho, das 9h às 18h30
Edição Especial do Limonada Project: 20 e 21 de julho, das 11h às 19h

The post Segunda semana de Brasília Design Week traz programação movimentada first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora