A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Especialidades Médicas (CEM), realizará no sábado (25), o 2º Mutirão de Consultas. Foram disponibilizadas 551 vagas para consultas em 16 diferentes especialidades, com 30 profissionais médicos em atendimento das 7h às 16h, sendo que cada paciente já foi devidamente avisado para comparecimento. O 2º Mutirão acontece em menos de um mês após a primeira edição, quando foram oportunizadas mais de 400 atendimentos, ou seja, serão quase mil atendimentos em menos de 30 dias.
A coordenação alerta que não há necessidade das pessoas madrugarem no CEM, localizado na Avenida Getúlio Vargas, área central de Cuiabá para serem atendidas. A orientação, segundo a coordenadora do Cem, Ângela Assunção, é de que se as pessoas se atentem para o período que foi agendado.
“Quem está para ser atendido de manhã pode chegar poucos minutos antes das 7h, ou seja, do início de atendimento. Os que estão para a tarde, podem chegar por volta do meio dia. Sem correria, pois cada médico já está com o seu quantitativo de atendimento”, explicou Ângela.
A maior demanda está para área de ortopedia, sendo 100 pessoas. Depois, otorrino e ginecologia 80 vagas cada. Estão previstos ainda, 20 atendimentos para clínico geral, 26 neurologia, 37 nefrologia, 20 urologia, 35 endocrinologia, 13 saúde mental, 20 gastro adulto e infantil, 20 pediatria, 40 oftalmologia, 20 cardiologia infantil, 20 vascular e 20 ultrassonografias transvaginais.
Além de agilizar as demandas citadas, a iniciativa atende a solicitação do prefeito Emanuel Pinheiro e facilita para os pacientes que trabalham durante a semana. “Mesmo precisando, há pacientes que enfrentam dificuldades para serem liberadas do trabalho e comparecer conforme agendamento. O mutirão, é sem dúvida, uma grande oportunidade para a população que precisa”, frisou a coordenadora do CEM.
O 2º Mutirão acontece a menos de um mês da realização do 1º Mutirão, que aconteceu em 28 de janeiro, oportunizando mais de 400 atendimentos na ocasião.