Connect with us

Cuiabá

Segunda edição do Mutirão do CEM disponibilizará mais de 550 consultas no sábado (25)

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Especialidades Médicas (CEM), realizará no sábado (25), o 2º Mutirão de Consultas. Foram disponibilizadas 551 vagas para consultas em 16 diferentes especialidades, com 30 profissionais médicos em atendimento das 7h às 16h, sendo que cada paciente já foi devidamente avisado para comparecimento. O 2º Mutirão acontece em menos de um mês após a primeira edição, quando foram oportunizadas mais de 400 atendimentos, ou seja, serão quase mil atendimentos em menos de 30 dias.

A coordenação alerta que não há necessidade das pessoas madrugarem no CEM, localizado na Avenida Getúlio Vargas, área central de Cuiabá para serem atendidas. A orientação, segundo a coordenadora do Cem, Ângela Assunção, é de que se as pessoas se atentem para o período que foi agendado.

“Quem está para ser atendido de manhã pode chegar poucos minutos antes das 7h, ou seja, do início de atendimento. Os que estão para a tarde, podem chegar por volta do meio dia. Sem correria, pois cada médico já está com o seu quantitativo de atendimento”, explicou Ângela.

A maior demanda está para área de ortopedia, sendo 100 pessoas. Depois, otorrino e ginecologia 80 vagas cada. Estão previstos ainda, 20 atendimentos para clínico geral, 26 neurologia, 37 nefrologia, 20 urologia, 35 endocrinologia, 13 saúde mental, 20 gastro adulto e infantil, 20 pediatria, 40 oftalmologia, 20 cardiologia infantil, 20 vascular e 20 ultrassonografias transvaginais.

Além de agilizar as demandas citadas, a iniciativa atende a solicitação do prefeito Emanuel Pinheiro e facilita para os pacientes que trabalham durante a semana. “Mesmo precisando, há pacientes que enfrentam dificuldades para serem liberadas do trabalho e comparecer conforme agendamento. O mutirão, é sem dúvida, uma grande oportunidade para a população que precisa”, frisou a coordenadora do CEM.

O 2º Mutirão acontece a menos de um mês da realização do 1º Mutirão, que aconteceu em 28 de janeiro, oportunizando mais de 400 atendimentos na ocasião.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora