Connect with us

Cuiabá

Segunda edição do curso de qualificação e aperfeiçoamento profissional reúne 203 técnicos da rede pública municipal de Educação

Publicado

em

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação participaram, nesta terça-feira (12), no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), da Aula Inaugural do curso de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, edição 2024/2025. Retomado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2023, o curso integra o novo Programa de Formação da Rede Municipal, conforme o Plano de Cargos e Carreiras, descrito na Lei Orgânica dos Profissionais da Educação e nas metas do Plano de Desenvolvimento Integrado da administração municipal.

Na abertura, a secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, fez um breve histórico da criação do curso até a versão atual. A secretária destacou a importância da qualificação e aperfeiçoamento dos servidores. “O foco é que os servidores nunca desistam. Nesse sentido, o Centro de Formação da Escola Cuiabana está estruturado para atender às demandas desses profissionais. É fundamental a qualificação a fim de melhorar o trabalho desenvolvido nas unidades e, ao final do curso, permitir o enquadramento dos técnicos, com melhorias nos salários base”, disse Edilene Machado.

A segunda edição do curso atenderá 203 profissionais entre Técnicos em Administração Escolar (TAE), Técnicos em Nutrição Escolar (TNE), Técnicos em Multimeios Didáticos (TMD) e os Técnicos em Manutenção e Infraestrutura (TMIE), nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), Motoristas e Vigilantes.

Na primeira edição, cuja formatura foi realizada no mês de setembro com a participação do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, 363 profissionais receberam o seu diploma.

O Técnico em Manutenção e Infraestrutura, na função de Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE – ASG), Walderson Alves Pinto, efetivo há quatro anos e lotado na Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC), localizada na comunidade Rio dos Peixes, Estevão Alves de Mendonça, falou sobre suas expectativas. “Além de um conhecimento a mais que vamos adquirir dentro da nossa área, a possibilidade de melhoria salarial nos motiva. Assim que surgiu a oportunidade, me inscrevi”, disse ele.

Também cheias de expectativas estão a Técnica em Manutenção e Infraestrutura, na função de Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE – ASG), atuando como secretária escolar, Neiseanne Sousa Silva, e a Técnica em Nutrição Escolar (TNE), Lisandra Cristina da Silva, ambas lotadas na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Teresa Arcos Krause.

“É muito importante a qualificação, independentemente da área de atuação. Esse apoio motiva o nosso desenvolvimento profissional e pessoal, e melhora o nosso desempenho na unidade educacional”, disse Neiseanne.

“Estávamos todos ansiosos pelo curso. Estou muito feliz e na expectativa de iniciarmos os estudos. Vou me dedicar e buscar me qualificar cada vez mais”, disse Lisandra.

Curso de qualificação

O curso, com um total de 870 horas e duração de um ano, é organizado em três eixos integrados: Formação Pedagógica (335 horas/aula), Formação Específica (335 horas/aula) e Prática Profissional Supervisionada (200 horas/aula). O curso será realizado no formato híbrido, sendo que 80% das atividades serão on-line e 20% presenciais.

Cada eixo é composto por módulos nos quais são trabalhados os conteúdos formativos. Durante todo o curso, os tutores de cada área orientam os cursistas.

A diretora do Centro de Formação da Escola Cuiabana, Melissa Lilian Teixeira, deu as boas-vindas aos cursistas e agradeceu o apoio da gestão à formação dos servidores públicos. “Existe um compromisso sincero e cuidadoso da gestão com nossos servidores, garantindo o aprimoramento profissional daqueles que fazem a diferença na educação municipal”, disse ela.

Participaram do evento os tutores do curso, a coordenadora técnica de Ensino, Eliane Quinhone, a coordenadora do Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), Malsete Santana, e servidores da sede.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Novo Aquário será maior complexo turístico de Cuiabá: em vistoria prefeito define entrega

Publicado

em

Por

O antigo Aquário Municipal de Cuiabá, que possuía cerca de 200 metros quadrados, dará lugar ao maior complexo turístico da capital e entrará para o rol de obras históricas entregues pela gestão Emanuel Pinheiro.

Ao todo, o complexo terá mais de 14 mil metros quadrados, sendo o novo Aquário composto por mais de 1,2 mil metros para apreciação de peixes típicos e regionais que compõem a Bacia Amazônica e do Prata.

Outros 3.6 mil metros quadrados foram destinados a áreas verdes com bosques e fontes de água e ainda, praças de alimentação incluindo restaurantes, quiosques e espaços para pequenos empreendedores. Outros 3,7 mil metros quadrados foram destinados ao estacionamento, sendo ao todo, 106 vagas para carros, 07 para ônibus e 26 para motos.

Nesta véspera de feriado, o prefeito Emanuel esteve no local vistoriando os detalhes finais da obra e ao definir data de entrega, se emocionou.

“Prometemos revitalizar o Aquário e devolver Cuiabá de frente para o Rio e entregaremos o maior complexo turístico de Cuiabá. Concluo a gestão com mais essa grande obra que será entregue no dia 21 de dezembro com o coração cheio de gratidão. O filho dessa terra, cuiabano com muito orgulho está deixando um legado histórico para nosso povo”, enfatizou Pinheiro.

O secretário de Turismo Lincoln Sardinha Costa, que acompanhou a vistoria, reforçou ainda que o Museu do Rio e a Vila Cuiabana comporão o pacote de entregas da gestão até dezembro.

“O prefeito nos deu a missão e estamos correndo contra o tempo para realizar o sonho dele de concluir o mandato com mais essas entregas históricas. Com Emanuel Cuiabá ganhou o maior hospital do Centro Oeste – o HMC, ganhou trincheiras e o Contorno Leste, que está trazendo dignidade pro nosso povo e agora receberá também a revitalização da Vila Cuiabana e do Museu do Rio junto com o Aquário. Com isso, Emanuel corrige problemas de gestões passadas transformando-os em lazer e entretenimento para as famílias e turistas cuiabanos e fecha o mandato com chave de ouro. Tenho orgulho de fazer parte dessa missão”, concluiu o secretário.

O custo total dos gatos até o momento com as obras citadas, está na ordem de R$12 milhões. O valor final será mencionado na conclusão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora