Connect with us

Cuiabá

Segunda edição do curso de qualificação e aperfeiçoamento profissional reúne 203 técnicos da rede pública municipal de Educação

Publicado

em

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação participaram, nesta terça-feira (12), no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), da Aula Inaugural do curso de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, edição 2024/2025. Retomado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2023, o curso integra o novo Programa de Formação da Rede Municipal, conforme o Plano de Cargos e Carreiras, descrito na Lei Orgânica dos Profissionais da Educação e nas metas do Plano de Desenvolvimento Integrado da administração municipal.

Na abertura, a secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, fez um breve histórico da criação do curso até a versão atual. A secretária destacou a importância da qualificação e aperfeiçoamento dos servidores. “O foco é que os servidores nunca desistam. Nesse sentido, o Centro de Formação da Escola Cuiabana está estruturado para atender às demandas desses profissionais. É fundamental a qualificação a fim de melhorar o trabalho desenvolvido nas unidades e, ao final do curso, permitir o enquadramento dos técnicos, com melhorias nos salários base”, disse Edilene Machado.

A segunda edição do curso atenderá 203 profissionais entre Técnicos em Administração Escolar (TAE), Técnicos em Nutrição Escolar (TNE), Técnicos em Multimeios Didáticos (TMD) e os Técnicos em Manutenção e Infraestrutura (TMIE), nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), Motoristas e Vigilantes.

Na primeira edição, cuja formatura foi realizada no mês de setembro com a participação do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, 363 profissionais receberam o seu diploma.

O Técnico em Manutenção e Infraestrutura, na função de Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE – ASG), Walderson Alves Pinto, efetivo há quatro anos e lotado na Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC), localizada na comunidade Rio dos Peixes, Estevão Alves de Mendonça, falou sobre suas expectativas. “Além de um conhecimento a mais que vamos adquirir dentro da nossa área, a possibilidade de melhoria salarial nos motiva. Assim que surgiu a oportunidade, me inscrevi”, disse ele.

Também cheias de expectativas estão a Técnica em Manutenção e Infraestrutura, na função de Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE – ASG), atuando como secretária escolar, Neiseanne Sousa Silva, e a Técnica em Nutrição Escolar (TNE), Lisandra Cristina da Silva, ambas lotadas na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Teresa Arcos Krause.

“É muito importante a qualificação, independentemente da área de atuação. Esse apoio motiva o nosso desenvolvimento profissional e pessoal, e melhora o nosso desempenho na unidade educacional”, disse Neiseanne.

“Estávamos todos ansiosos pelo curso. Estou muito feliz e na expectativa de iniciarmos os estudos. Vou me dedicar e buscar me qualificar cada vez mais”, disse Lisandra.

Curso de qualificação

O curso, com um total de 870 horas e duração de um ano, é organizado em três eixos integrados: Formação Pedagógica (335 horas/aula), Formação Específica (335 horas/aula) e Prática Profissional Supervisionada (200 horas/aula). O curso será realizado no formato híbrido, sendo que 80% das atividades serão on-line e 20% presenciais.

Cada eixo é composto por módulos nos quais são trabalhados os conteúdos formativos. Durante todo o curso, os tutores de cada área orientam os cursistas.

A diretora do Centro de Formação da Escola Cuiabana, Melissa Lilian Teixeira, deu as boas-vindas aos cursistas e agradeceu o apoio da gestão à formação dos servidores públicos. “Existe um compromisso sincero e cuidadoso da gestão com nossos servidores, garantindo o aprimoramento profissional daqueles que fazem a diferença na educação municipal”, disse ela.

Participaram do evento os tutores do curso, a coordenadora técnica de Ensino, Eliane Quinhone, a coordenadora do Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), Malsete Santana, e servidores da sede.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro e primeira-dama Márcia Pinheiro lamentam falecimento da ‘Tia Lulu’

Publicado

em

Por

O prefeito Emanuel Pinheiro, a primeira-dama Márcia Pinheiro e a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado lamentam o falecimento, na noite desta quarta-feira (13), da Técnica em Manutenção e Infraestrutura (TMIE), na função de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), Vera Lucia de Miranda Macedo (72), vitima de complicações decorrentes de diabetes. Tia Lulu, como era conhecida, estava internada desde o último domingo.

Muito conhecida na rede pública municipal de educação e na comunidade, Tia Lulu trabalhou por muitos anos na EMEB Jesus Criança e se aposentou em 2019, por tempo de serviço, quando atuava em desvio de função, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Zeferino Leite de Oliveira, localizada no bairro Pedra 90.

Tia Lulu deixa como um de seus legados a bondade e a disposição em ajudar o próximo.

“Quero externar minha gratidão a esse ser humano de luz. Que Deus acolha sua alma e traga paz e consolo para seus amigos e familiares”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

O velório está sendo realizado na Igreja Adventista do bairro Pedra 90. O sepultamento será as 16h desta quinta-feira (14), no Cemitério do bairro Pedra 90.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora