A Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) investiu R$ 13,1 milhões na aquisição de 355.789 kits de materiais escolares para o ano letivo de 2025 que serão entregues a estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação especial. A previsão é de que os itens sejam entregues até o mês de março.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a distribuição dos kits será feita pelas 13 Diretorias Regionais de Educação diretamente nas escolas. “Essa entrega representa um compromisso fundamental do Governo de Mato Grosso em promover a equidade no acesso à educação”, destacou.
Alan apontou também que, ao assegurar que todos os estudantes recebam itens de qualidade, independentemente de sua condição socioeconômica, a rede estadual de ensino não apenas democratiza o acesso ao aprendizado, mas também cria um ambiente mais inclusivo e motivador para os alunos.
“Quando os estudantes têm acesso a ferramentas apropriadas, como cadernos, canetas e livros, eles se sentem mais valorizados e motivados a participar ativamente de suas aulas. Isso não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também incentiva uma atitude positiva em relação aos estudos”, completou.
Os Kits
Os kits do ensino fundamental (anos iniciais) incluem: 01 caixa de lápis de cor de 12 cores; 01 lápis grafite jumbo; 01 apontador com depósito duplo; 01 borracha; 01 cola branca líquida; 01 tesoura escolar; 01 gizão de cera; 01 estojo; 01 pincel nº 08; 01 tinta guache 12 cores; 01 caderno de desenho; 01 caderno.
No ensino fundamental (anos finais) os itens são: 01 régua, 01 caixa de lápis de cor de 24 cores, 02 lápis grafite; 01 apontador com depósito, 01 borracha, 01 cola líquida branca, 01 canetas azul, 01 caneta preta, 01 caneta vermelh,a 01 estojo, 01 caderno de desenho e 01 cadernos brochura.
No ensino médio pertencem ao kit: 01 régua, 02 lápis grafite, 01 apontador com depósito, 01 borrachas, 01 cola liquida branca, 01 caneta azul, 01 caneta preta, 01 caneta vermelha, 01 estojo, 01 cadernos universitário, 10 matérias e 01 caderno de desenho.
E, na educação especial os itens inclusos são: 01 lápis grafite jumbo; 01 apontador com depósito duplo; 01 borracha; 01 cola liquida branca; 01 tesoura escolar; 01 gizão de cera; 01 caderno de desenho; 01 cadernos brochurão; 01 pasta com elástico.
A 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Cuiabá vistoriou o Monumento Natural do Morro de Santo Antônio na manhã da última sexta-feira (3), com o objetivo de verificar o real impacto das obras realizadas pelo Governo do Estado na unidade de conservação e se as medidas acordadas na audiência extrajudicial realizada em dezembro de 2024 estavam sendo adotadas. A inspeção foi realizada pela promotora de Justiça Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, pelo analista engenheiro florestal José Guilherme Roquette e pelo professor Auberto José Barros Siqueira, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).