Connect with us

MATO GROSSO

Seduc e Senai formam as primeiras turmas da Educação Técnica Profissional da Rede Estadual

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT) deram início, na noite desta terça-feira (03.11), em Cuiabá, a uma sequência de formaturas de mais de 800 alunos da Rede Estadual que finalizaram o Novo Ensino Médio neste ano de 2024.

O primeiro grupo, formado por 126 alunos que passaram pela Educação Técnica Profissional (EPT) na unidade Senai Porto, oriundos das Escolas Estaduais Militar Dom Pedro II Presidente Médici e André Avelino Ribeiro, recebeu os certificados de conclusão.

A formatura de novas turmas continua nesta quarta-feira (04), em Várzea Grande, e seguirá para Nova Mutum (05 e 06), Cáceres e Alta Floresta (09), Aripuanã (10), Barra do Bugres, Sorriso e Sinop (11), Lucas do Rio Verde (12) e Rondonópolis (16 e 17).

Essas são as primeiras turmas formadas pela parceria, instituída em 2022, e que se estende a mais de 8 mil alunos de 102 escolas da rede estadual de ensino. A formação técnica está voltada para áreas do conhecimento de interesse da indústria.

O secretário Alan Porto observou que a cooperação com o Senai busca promover a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuir para elevar a competitividade da indústria mato-grossense e gerar oportunidades para os jovens no mercado de trabalho.

“O Novo Ensino Médio veio para revolucionar esta nova forma de fazer a educação no país e aqui, em Mato Grosso, largamos na frente. Fomos o primeiro estado a firmar esta parceria com o Senai, que vai durar até 2026”, conclui Alan.

Os cursos oferecidos no Senai para alunos da rede estão voltados ao atendimento das demandas das regiões onde estão sediados. A oferta dos cursos também atende a um dos pilares do Novo Ensino Médio, denominado Projeto de Vida, que permite a flexibilização e a diversificação dos currículos, disponibilizando ensino técnico aos estudantes a partir do 1° ano.

Cursos oferecidos

Administração, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção automotiva, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica Mecatrônica, Mineração, Programação de Jogos Digitais, Química, Redes de Computadores e Segurança do Trabalho.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

MPMT recomenda revogação de lei que fixou subsídio de vereadores

Publicado

em

Por

A 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, especializada na Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público, recomendou ao presidente da Câmara de Vereadores do Município, Pedro Paulo Tolares, a revogação da Lei Municipal nº 5.243/2024 que fixou, em seu artigo 1º, o subsídio mensal a ser pago aos vereadores a partir de 1º de janeiro de 2025. Em uma atuação preventiva, o Ministério Público apontou vício formal da norma, que está em desacordo com princípios constitucionais e das legislações infraconstitucionais, e recomendou que o legislativo se abstenha de realizar o pagamento.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora