Connect with us

MATO GROSSO

Seduc capacita servidores para coleta e inserção de dados do Censo Escolar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou nesta quarta-feira (01º.03) a capacitação de coordenadores pedagógicos, técnicos e supervisores das Coordenadorias de Gestão Escolar e de Rede sobre o Censo Escolar. 

O treinamento segue nesta quinta-feira (02), com o objetivo de preparar os servidores para coleta de informações sobre rendimento e movimento, no final do ano letivo de 2022, dos alunos que foram declarados na primeira etapa do Censo. 

Os resultados da coleta deverão ser inseridos no Educacenso, em meados do segundo bimestre, e servirão de base para a destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
 
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou que as informações do Censo Escolar são evidências importantes dos resultados alcançados, sobretudo das 30 políticas educacionais do Programa Educação 10 Anos.
 
“Quando falamos de indicadores de aprendizagem, envolvemos dados do ensino superior, da educação básica e da educação infantil. São elementos que nos ajudam a planejar e executar as metas”, afirmou Alan.
 
A observação é compartilhada pelo coordenador estadual do Censo Escolar, Rodrigo Jacob. Para ele, a coleta de informações é importante para conhecer os índices da rede de ensino e trabalhar efetivamente nas políticas públicas, com qualidade e equidade.

Além de abordar o censo educacional da rede estadual, a capacitação também debateu sobre o censo das escolas municipais, particulares e federais, o que representa mais de 2,8 mil escolas em todo o Estado.
 
Censo Escolar
Coordenado pelo Inep, o Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa de estatística educacional brasileira. 

A pesquisa é realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, além de escolas técnicas e a rede privadas de todo o país.

Fonte: GOV MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Bombeiros localizam corpo de jovem que desapareceu no Rio Teles Pires

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde desta quinta-feira (21.11), o corpo de uma mulher de 21 anos, vítima de afogamento no Rio Teles Pires, nas proximidades da ponte da MT-222, na zona rural de Sinop (a 443 km de Cuiabá).

A mulher estava desaparecida desde a manhã de quarta-feira (20.11), quando a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por uma testemunha para o resgate. A testemunha relatou que a vítima saltou de uma plataforma flutuante para o rio, emergiu brevemente com os braços para cima e, em seguida, submergiu, não sendo mais vista.

Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até o local e iniciaram as buscas subaquáticas no ponto indicado como local do afogamento. Os mergulhadores realizaram buscas durante o dia, mas não obtiveram sucesso, retornando nesta quinta-feira para dar continuidade às operações.

O corpo foi encontrado a aproximadamente 6 km do último ponto de avistamento, boiando no rio. Os bombeiros militares retiraram a vítima da água e a conduziram até as margens do rio, onde o corpo foi entregue à Politec para os procedimentos legais. A Polícia Civil também foi acionada.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora